Os estudantes que entraram com recurso sobre o pedido de isenção da taxa do Pism e Vestibular de Música devem conferir o resultado final nesta segunda-feira, 4, a partir das 15h, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

O participante que tiver seu pedido de isenção negado deve gerar, na Área do Candidato, a Guia de Recolhimento da União (GRU),  e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$150, exclusivamente, no Banco do Brasil. O prazo vai até 14 de setembro, considerando o horário de compensação bancária.

Puderam solicitar a gratuidade alunos que estão cursando o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada, que possuem a renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, e aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Os resultados preliminares das solicitações saíram na última segunda-feira, 28. Ao todo, 18.538 estudantes solicitaram o benefício, considerado o maior número dos últimos cinco anos. Destes, 16.175 tiveram os pedidos deferidos e 2.363 negados.

De acordo com a Copese, os principais motivos para o indeferimento dos pedidos de isenção são pela falta de documentos comprobatórios ou pelo não enquadramento nas condições e especificidades do edital.

Edição 2024
As inscrições para o Pism 2024 e para o Vestibular de Música seguem até 13 de setembro pela Área do Candidato. O Pism tem provas marcadas para os dias 9 e 10 de dezembro. No total, são ofertadas 2.303 vagas em 76 cursos de graduação, sendo 1.903 para o campus Juiz de Fora e 400 para Governador Valadares. As vagas são distribuídas de acordo com o sistema de cotas, com entrada no primeiro e/ou no segundo semestre de 2024.

Inscrições para o Pism vão até 13 de setembro

Pism 2024: Saiba como pedir atendimento especial e uso do nome social

Vestibular de Música: saiba tudo sobre o teste de habilidade específica