Estão abertas as inscrições para a décima edição do programa de aceleração de startups do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), o SpeedLab. A iniciativa tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento de negócios de base tecnológica e/ou inovadora, transformando ideias em modelos de negócios, trabalhando desde a fase da criação da solução até a elaboração do produto mínimo viável (MVP), que possa ser validado com clientes.

A participação é gratuita. O percurso proposto para as startups selecionadas no SpeedLab envolve o uso de metodologias e ferramentas voltadas para a capacitação das equipes, além de mentorias individuais e de feedback conduzidos pela equipe do Critt. O programa também inclui uma avaliação contínua do progresso e da maturidade dos empreendedores e de suas soluções. A edição será realizada de maneira on-line ao longo de cinco fases. O cronograma completo está disponível no item 5 do Edital.

Inscrições 

Interessados podem se inscrever individualmente ou em equipe, com até cinco participantes, através do formulário eletrônico. Os candidatos devem propor o desenvolvimento de uma solução inovadora (de acordo com a definição do Manual de Oslo) ou de base tecnológica, que se mostre como uma opção nova ou significativamente melhorada para um problema real do mercado. A solução deve se encontrar em fase pré-operacional. 

No ato da inscrição, todas as informações solicitadas no formulário devem ser corretamente fornecidas. Para fins de comunicação direta com o Critt, cada equipe deve designar um integrante para assumir o papel de líder, no caso de inscrições em grupos. As inscrições serão realizadas exclusivamente on-line até dia 26 de setembro de 2023.

Décima edição do SpeedLab

O SpeedLab teve sua primeira edição em 2018 e, desde então, acontece semestralmente.  Durante o período da pandemia de Covid-19, o programa adotou o formato on-line, permitindo que pessoas de diversas localidades participem. Ao longo de nove edições, o SpeedLab impactou positivamente 178 empreendedores.

Empresas como a “Pitch English Course”, “Para Elas Mobilidade” e a plataforma de recrutamento e seleção “Oxeonline”, são cases de sucesso do  SpeedLab e hoje seguem fazendo a diferença no mercado. 

Segundo a gerente do Setor de Empreendedorismo do Critt, Débora Marques, esta edição do SpeedLab conta com uma nova metodologia, que possibilita aos participantes validar seus empreendimentos junto aos clientes.

“Chegar na décima edição de um programa tão bem sucedido, que já criou tantas startups para Juiz de Fora e região, é muito engrandecedor. Isso mostra o impacto do trabalho do Critt para desenvolver ações em prol de ajudar pessoas que queiram empreender, sobretudo aquelas que queiram empreender com tecnologia e inovação”, pontua Marques.

Confira o Edital

Inscreva-se no SpeedLab 10

Outras informações: Setor de Empreendedorismo