O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, nesta terça-feira, 29, sua aula inaugural. O evento, que acontece às 19h, no Auditório 3  do Instituto de Ciências Humanas (ICH), tem como tema “Poéticas Artísticas e Pesquisas Acadêmicas entre Brasil e Estados Unidos” e conta com a presença de Dária Jaremtchuk, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). A aula – gratuita – é aberta a toda a comunidade acadêmica.

Dária Jaremtchuk é autora do livro “Exílio Artístico: Trânsito de artistas brasileiros para Nova York durante as décadas de 1960 e 1970 (Foto: Divulgação)

O tema está relacionado a uma das pesquisas mais recentes da convidada, que também é abordado em seu livro “‘Exílio Artístico: Trânsito de artistas brasileiros para Nova York durante as décadas de 1960 e 1970”. O trabalho revela que, durante o período da ditadura militar no Brasil, este movimento ganha destaque como um fenômeno enraizado.

Ao focalizar o âmbito das artes visuais, emerge a possibilidade de identificar outros fatores que também desempenharam papel vital na promoção deste êxodo naquele contexto específico, entre eles, a incipiente estrutura do sistema artístico, a inexistência de um mercado receptivo para jovens talentos e a limitada aceitação de suas obras por parte das instituições.

Dária explora o conceito de “exílio artístico”, que se apresenta como a terminologia mais apropriada para abordar essa migração. O termo, abrange tanto a complexa interação dos matizes histórico-políticos associados ao exílio quanto a singularidade que caracteriza o cenário das artes.

O coordenador do PPGH, Leandro Gonçalves, salienta que a escolha da palestrante para o evento foi motivada pela conquista recente do programa no concurso de teses da Capes 2023, da aluna Emilla Garcia. A pesquisa, sob a orientação da professora Alessandra Brum, da Faculdade de História da UFJF, obteve o primeiro lugar, tendo como tema central “Censura negociada: um estudo das telenovelas de Dias Gomes na Rede Globo entre 1969 e 1979”.

“A tese foi desenvolvida no âmbito da História da Arte, o que estabelece uma conexão significativa com a convidada. Inclusive, reservamos um momento especial de reconhecimento para Emilla e Alessandra durante o evento”, ressalta Gonçalves.

Instagram @ppghufjf