O panorama histórico e político que culminou no golpe civil-militar de 1964 no Brasil é tema da aula inaugural dos programas de Pós-Graduação em História e em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Sob o título “O Golpe de 1964 e o Campo da História Política: Novas Abordagens”, o evento é organizado pelo Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF e acontece nesta quarta-feira, 3, às 19h, no Auditório II do ICH.

A palestra será ministrada pelo professor Marcos Napolitano, da Universidade de São Paulo (USP). Napolitano possui mestrado e doutorado em História Social pela USP. Atualmente, é professor de História do Brasil Independente e orientador no Programa de Pós-Graduação em História Social da USP. O docente é especializado no período do Brasil Republicano, com ênfase particular no estudo do regime militar.

A palestra é aberta para toda comunidade acadêmica e as inscrições podem ser realizadas no local. A participação garante emissão de certificado.

O vice-coordenador do PPGH/UFJF e organizador do evento, Martinho Alves, destaca que o objetivo com a realização da palestra é “oferecer uma visão ampla e atualizada do Golpe de 64, especialmente neste ano que marca os 60 anos do acontecimento, o que proporciona uma oportunidade para reflexão e aprofundamento dos conhecimentos”.

Alves ressalta ainda que, devido à complexidade do tema, as pesquisas sobre o Golpe de 64 são parte fundamental dos estudos de pós-graduação em História e Ciências Sociais. Tanto o corpo docente quanto os discentes estão envolvidos em investigações sobre o assunto, reconhecendo sua relevância para compreender o desenvolvimento histórico contemporâneo.

Outras informações: Página do Instituto de Ciências Humanas (ICH) no Instagram