Entre os dias 23 e 25 de agosto, a Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe a Oficina Regional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), que engloba os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Trata-se de uma entidade acadêmico-científica que coordena e articula o projeto de formação em Serviço Social no âmbito da graduação e pós-graduação.

Além do aprofundamento de temas referentes à formação de profissionais em Serviço Social, a Oficina promove o estímulo a várias frentes de mobilização e articulação como fóruns e manifestações e, ainda, o intercâmbio de pesquisas e pesquisadores.

De acordo com a coordenadora do curso de Serviço Social da UFJF, Luciana Gonçalves, o evento permite a atualização de reflexões e conteúdos da formação profissional, além de propiciar momentos de encontros e articulação com sujeitos de outras unidades de formação.

“Os participantes podem esperar muita qualidade nos debates e nas discussões apresentadas. Vão poder conhecer um pouco mais de perto, compreender e vivenciar a escolha que o Serviço Social vem fazendo, historicamente, pela defesa de valores como a liberdade, o respeito, a democracia, a cidadania.”

O evento é voltado para professores, alunos e assistentes sociais, especialmente, vinculados às unidades de formação acadêmica de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Porém, qualquer pessoa interessada pode participar. As inscrições são feitas de forma on-line e gratuita. Confira a programação.

Histórico de parceria com a Associação

Segundo a professora Luciana Gonçalves, há décadas os docentes da Faculdade de Serviço Social ocupam cargos nas gestões da ABEPSS – inclusive, por duas vezes à frente da presidência da entidade. A UFJF também já sediou o Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), evento mais importante realizado pela ABEPSS, em duas edições. A posição geográfica de Juiz de Fora contribui para facilitar a presença de participantes dos três estados.