O projeto Tutoria Enem está com inscrições abertas para um curso preparatório, on-line e gratuito, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Interessados devem se candidatar por meio de formulário eletrônico, até o dia 31 de julho. Podem participar pessoas que já tenham concluído o Ensino Médio ou que concluam em 2023. A iniciativa é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex/UFJF). 

O curso começa em agosto e será transmitido de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, pelo canal do Tutoria Enem no YouTube. A atividade será totalmente à distância, com aulas síncronas. O material ficará registrado na página, para que os alunos possam assistir ao conteúdo mais de uma vez. Pessoas de todas as regiões do país podem participar. 

Os alunos do curso também terão acesso a materiais preparados pelos professores tutores. Dúvidas poderão ser respondidas por meio do chat do YouTube, durante as apresentações das aulas. As redes sociais do projeto também estarão disponíveis para esclarecimentos. 

“Dependendo da disponibilidade da equipe, iremos, ainda, oferecer as tutorias – sessões on-line de atendimento extra”, afirma a coordenadora do Tutoria Enem e professora do Departamento de Matemática, Lucy Takahashi. 

As aulas do curso preparatório cobrem todas as áreas de conhecimento do Enem. O projeto de extensão oferece conteúdos de Linguagens (Português, Literatura, Inglês e Espanhol), Matemática, Redação, Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). 

As aulas do Tutoria Enem seguirão até o dia 26 de outubro. Em seguida, na primeira e na segunda semanas de novembro, haverá um revisional para os alunos inscritos, com os conteúdos específicos de cada semana do Enem. As provas do exame nacional acontecem nos dias 5 e 12 de novembro. 

Aulas são ministradas por estudantes da UFJF

Estudantes da UFJF se reuniram e deram origem ao projeto, com o objetivo de colaborar com o aprendizado de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, que estejam cursando o Ensino Médio ou que já o concluíram. 

As aulas serão ministradas por estudantes de graduação e pós-graduação da UFJF, além de uma pessoa formada na Universidade. As atividades contam com a supervisão da professora Lucy Takahashi.

Outras informações: Página do Tutoria Enem no Instagram