Neste momento, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia o Global July 2023, programa que congrega estudantes e pesquisadores do mundo todo. Acompanhe aqui os destaques da cobertura; o conteúdo será atualizado com o passar do evento, sempre começando pelas informações mais recentes.

Pesquisador espanhol explica como futebol e política são inseparáveis

(Foto: Observatório da Discriminação Racial no Futebol)

Laboratório de História Política e Social (LAHPS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, nesta quarta-feira, 26, o professor da Universitat de Barcelona (UB), Carles Viñas, para uma conferência sobre “O neofascismo e o futebol na Espanha: a penetração de um discurso político radical nas arquibancadas”. O evento foi aberto ao público e faz parte do Global July, programa da Universidade que promove o intercâmbio cultural entre professores, estudantes e interessados de diversos países por meio de cursos de curta duração. Clique aqui para ler a cobertura completa.

UFJF estreita laços com a África do Sul por meio do Global July

Da esquerda para a direita: (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a University of KwaZulu-Natal, da África do Sul, formalizaram um Memorando de Entendimento, selando o compromisso de estabelecer uma parceria entre as duas instituições. O incentivo para o acordo surgiu em meio ao Global July, programa de internacionalização da UFJF, que recebeu a pesquisadora Charlene Van Der Walt. O objetivo da parceria é fomentar o intercâmbio de estudantes e docentes, fortalecendo os laços científicos e culturais entre o Brasil e a África do Sul. Clique aqui para ler mais detalhes.

Clique na imagem para ver o post

A UFJF recebe dois palestrantes internacionais nestas quarta, 26, e quinta, 27. No primeiro dia, às 19h, o professor Carles Viñas, da Universidade de Barcelona (Espanha), aborda o extremismo no esporte, associado ao neofascismo.

No dia seguinte, às 16h, Charlotte L’Estoile, da Universidade Sorbonne (Paris, França), discute a trajetória de uma africana escravizada no Brasil e depois levada ao tribunal da Inquisição em Portugal. Ambas as palestras serão sediadas no Anfiteatro 3 do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

Jaqueline Schultz (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Representante do MEC detalha a revalidação de diplomas estrangeiros

No segundo dia de evento do Global July 2023, a UFJF voltou a sediar uma apresentação da coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior do MEC, Jaqueline Schultz. Nela, Schultz elucidou questões relacionadas ao reconhecimento e à revalidação de diplomas estrangeiros – as atualizações mais recentes das resoluções e portarias que regem o tema, bem como a relevância da Plataforma Carolina Bori, foram elementos-chave. Clique aqui para conferir.

Abertura do Global July (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Coordenadora de Assuntos Internacionais do MEC destaca avanços da UFJF

A sexta edição do Global July, realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), marcou a retomada de suas aberturas presenciais, uma novidade após quatro anos. Este marco importante contou com a presença de Jaqueline Pinheiro Schultz, coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), que compartilhou informações sobre a internacionalização da UFJF com os presentes. Schultz destacou o Global July como um exemplo efetivo de “internacionalização em casa”, uma prática que ela acredita que poderia ser adotada por outras universidades para amplificar a influência global de suas atividades. Clique aqui para ler a cobertura completa.

Liverpool John Moores University

UFJF lança programa Planet de internacionalização ao receber grupo de Liverpool

A UFJF acolheu 14 estudantes e um professor da Liverpool John Moores University (LJMU), Inglaterra, para uma imersão durante o Global July. Esta visita representa o lançamento do Programa de Internacionalização da UFJF, intitulado Program in Learning and Experience of Nature in the Tropics (Planet). Financiado pelo governo britânico, o Planet visa receber anualmente integrantes de universidades do Reino Unido durante as férias escolares no hemisfério Norte. A experiência desta primeira edição sinaliza a possibilidade de expandir o projeto a outras instituições parceiras. Leia a matéria completa.

Clique na imagem para ver o post