A partir desta segunda-feira, 17, será dado início às atividades do Global July na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A solenidade de abertura acontece no Anfiteatro das Pró-reitorias, às 19h. Como convidada especial, a Universidade recebe a coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Jaqueline Pinheiro Schultz. Ao lado dela, participam do evento o reitor da UFJF, Marcus David; o diretor de Relações Internacionais, Anderson Martins; bem como autoridades representando as pró-reitorias de Graduação, Extensão, Cultura, Pós-Graduação e Pesquisa.

Jaqueline Schultz participa da abertura do evento e ministra palestra na UFJF (Foto: Divulgação)

A coordenadora-geral ligada ao MEC enaltece o Global July como um modelo de internacionalização e vê na iniciativa a chance de potencializar ações similares em outras universidades. “O convite para participação no Global July me deixou muito honrada. A apresentação também será uma ótima oportunidade para conhecer as demandas e a experiência da UFJF com o tema.”

Na ocasião da abertura, Schultz discutirá a internacionalização da educação superior, incluindo dados sobre a participação da UFJF em iniciativas desenvolvidas pelo MEC. No dia seguinte, terça-feira, 18, a coordenadora ministrará uma palestra sobre revalidação e reconhecimento de diplomas estrangeiros, abordando as principais atualizações da Resolução e da portaria de revalidação, bem como a Plataforma Carolina Bori. Este encontro acontece às 9h30, no Auditório 3 do Centro de Ciências.

As universidades são responsáveis pelos processos de revalidação e reconhecimento de diplomas estrangeiros, enquanto o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Superior, gerencia o Portal e a Plataforma Carolina Bori. Estes foram estabelecidos em 2017 para apoiar a implementação da política de revalidação e reconhecimento de diplomas estrangeiros no Brasil.

“O espaço na UFJF será muito importante para apresentar novos normativos e a Plataforma Carolina Bori, além de compartilhar desafios e oportunidades que a revalidação e o reconhecimento de diplomas estrangeiros trazem para as instituições, para o Ministério da Educação e para a sociedade”, afirma Schultz.

Tanto a abertura nesta segunda, 17, quanto a palestra na terça, 18, são gratuitas e não precisam de inscrição prévia. Além disso, o evento é aberto para todos os públicos.