A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anuncia, nesta quarta-feira, 5 de julho, a abertura da segunda chamada para 25 cursos do Global July. Em sua sexta edição, o programa é o maior evento de internacionalização na Universidade, possibilitando que os estudantes participem de cursos com professores e alunos de vários países. As inscrições para as novas vagas estão disponíveis até domingo, 9 de julho.

O gerente de Relações Internacionais da UFJF, Hugo Rocha, descreveu o Global July como um evento único para alunos, professores e pesquisadores da instituição. Ele enfatiza que as vagas são remanescentes da primeira rodada de inscrições, referentes a 25 cursos que serão oferecidos entre 17 de julho e 11 de agosto. É possível conferir a lista dos cursos disponíveis e realizar a inscrição clicando no link “Inscrições 2ª chamada” no site do programa.

O programa Global July inclui mais de 40 cursos gratuitos, tanto presenciais quanto online, em quatro áreas: Artes e Literatura, Ciências Biológicas e Saúde, Humanidades e Ciências Sociais e Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Uma novidade nesta edição é a oferta de cursos de pós-graduação como disciplinas formais para estudantes dos programas de mestrado e doutorado da UFJF.

Saiba como fazer sua inscrição

Para se inscrever, integrantes da comunidade acadêmica da UFJF (alunos da graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos (TAEs) e professores) devem preencher um formulário on-line disponível na aba “Inscrições 2ª chamada” do site do programa. É necessário estar logado na conta Google institucional para inserir os dados na página. Nesta segunda chamada, as inscrições estão abertas apenas para a comunidade acadêmica da UFJF.

Hugo Rocha também faz uma observação importante sobre o número de cursos em que cada candidato pode se inscrever. “Se um candidato não fez nenhuma inscrição até agora, ele pode tranquilamente se inscrever em 4 cursos; por outro lado, se o candidato já teve inscrição confirmada em, por exemplo, 2 cursos na primeira chamada, agora ele só poderá se inscrever em mais dois. O que exceder esse número será ajustado a critério da organização”, explica. A lista completa de cursos pode ser encontrada na página do programa. Todos os cursos conferem certificados aos participantes que cumprirem os requisitos para cada modalidade.

Global July

O Global July ocorrerá entre 17 de julho e 11 de agosto, com aulas em inglês, espanhol, francês e italiano. Podem participar membros da UFJF e estudantes de instituições parceiras. Inspirado nos cursos de verão de universidades como a de Cambridge, o Global July proporciona aos alunos da UFJF uma experiência de internacionalização “em casa”. 

Os participantes podem frequentar aulas em diferentes idiomas, interagir com professores e estudantes internacionais e desenvolver trabalhos colaborativos. Além de enriquecer a formação dos estudantes brasileiros, o programa também serve como uma vitrine para a UFJF, permitindo a divulgação de seus cursos e produções acadêmicas para o exterior. 

Para mais informações, visite o site do programa ou entre em contato pelo e-mail globaljuly@ufjf.br. As inscrições estão abertas agora e seguem até domingo, dia 9 de julho.