Atualizada em 13 de julho às 9h57

Com o intuito de fornecer estudos sobre os achados neuropsicológicos mais recentes relacionados à aprendizagem de leitura e matemática, bem como discutir estratégias práticas para estimular essas habilidades em sala de aula, o grupo de pesquisa Cognição e Linguagem (CogLin), ligado à Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com inscrições abertas para o Workshop “Trabalhando com Dificuldades de Aprendizagem em Leitura e Matemática”. O evento acontece de forma on-line, entre os dias 10 e 31 de agosto, sempre às quintas-feiras.

A oficina é destinada a professores, de preferência de escola pública, que lecionam para turmas do último ano da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental. A programação inclui encontros síncronos via Google Meet e atividades assíncronas, disponibilizadas no Google Sala de Aula, totalizando uma carga horária de 20 horas.

Para participar, é necessário se inscrever previamente por meio de formulário eletrônico até o dia 31 de julho. São disponibilizadas 30 vagas.

O CogLin é um projeto de extensão coordenado pelos professores Cláudia Justi e Francis Justi, ambos do Departamento de Psicologia da UFJF, e tem como objetivo conduzir estudos e pesquisas nas áreas de Psicologia Cognitiva, Psicologia Escolar e Psicolinguística.

De acordo com o professor Justi, o Workshop está sendo planejado e organizado com o intuito de permitir a participação ativa dos professores. “Apresentaremos os estudos mais recentes da neuropsicologia cognitiva e da neurociência cognitiva sobre as dificuldades de aprendizagem relacionadas à leitura e matemática, além de atividades que podem ser implementadas em sala de aula para favorecer a aprendizagem”, afirma o coordenador.

Recebem certificado os participantes que obtiverem uma frequência mínima de 75% da carga horária total.

coglin.gp@gmail.com