A equipe de Robótica da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) chegou a terras francesas para a 26ª edição do RoboCup 2023. Os alunos, que fazem parte da Rinobot Team, participam, a partir desta terça-feira, 4, em Bordeux, do evento que é considerado a maior competição de robótica e inteligência artificial do mundo.

O objetivo da RoboCup é compartilhar conhecimento, destacar as últimas inovações e promover o progresso técnico e científico na área. A expectativa da organização é de que o evento reúna 40 mil visitantes e pesquisadores em robótica e inteligência artificial. Durante sete dias de competição, dois mil robôs de 45 países competem pelo mais alto lugar no pódio.

Rinobot participa na categoria Standard Platform League, de futebol entre robôs (Foto: Divulgação)

A equipe Rinobot da UFJF concorre, entre os dias 6 e 10 de julho, na categoria Standard Platform League (SPL), na qual alunos são responsáveis pela programação de robôs que disputam uma partida de futebol com cinco jogadores, sendo quatro de linha e um no gol. Os equipamentos são autônomos, ou seja, não há qualquer interferência humana nas atividades do androide no meio da disputa. Para isso, a equipe conta com um setor que desenvolve atividades direcionadas para esse objetivo, como visão computacional, estratégia e controle. Sete membros participam do evento, além da professora da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFJF,  Ana Sophia Cavalcanti.

O estudante de Engenharia de Computação e membro da equipe, Felix Miranda, comenta, com entusiasmo, a participação da UFJF: “A expectativa é poder estar entre as maiores mentes pensantes do mundo no que tange à inteligência artificial e ter a oportunidade de ouví-los, tanto no que diz respeito ao robô que produzimos quanto à apresentação de um novo norte, para que possamos levar estes conhecimentos para o nosso país e crescer nesta área.”

Paralelamente à competição, a programação conta com simpósios de pesquisa com especialistas ligados em robótica e inteligência artificial, bem como fóruns de discussão e espaço dedicado à robótica agrícola. 

Custeio
Em função dos altos custos, a equipe contou com o apoio da UFJF, por meio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), para viabilizar recursos para a viagem. Segundo Miranda, os alunos também buscaram parcerias com empresas privadas para a inscrição no evento.  

Rinobot
A ida da Rinobot para a competição internacional se soma a uma série de conquistas de competições, desde a sua criação, em 2016. A mais recente neste ano, chegando ao pódio duas vezes na Inatel Robotics National Cup (IRONCup), organizada pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), com o primeiro lugar na categoria Seguidor de Linha e a terceira colocação, na Very Small Size Soccer. 

Já em 2021, esteve presentes na 20ª Latin American Robotics Competition (LARC) e 19ª Brazilian Robotics Competition (CBR), em formato remoto, e sendo premiada com o terceiro lugar na modalidade Very Small Size Soccer 5×5.

Em 2018, a Rinobot também marcou presença entre as 24 equipes classificadas para competir na Copa Mundial de Robôs (RoboCup), realizada em Montreal, no Canadá, com a participação de 35 países, quatro mil pessoas e cinco mil robôs.

Outras informações
(32) 2102-3402 (Faculdade de Engenharia-UFJF)
RoboCup23