O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove nos dias 4 e 5 de julho o Colóquio Literatura e Ética: Niilismo e Antinilismo. O evento acontece de forma presencial no Auditório 3 do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e conta com a participação de professores da UFJF, da Universidade de Strasbourg, do Boston College e da Pontificia Universidad Católica de Chile.

O evento é realizado pelo Núcleo de Estudos da Religião em Dostoévski e Tolstói, coordenado pelo professor Jimmy Sudário Cabral. “O propósito do colóquio é pensar as relações entre a literatura e a ética sob o prisma filosófico do niilismo. A crítica do filósofo Emmanuel Levinas à obra de Marcel Proust, na qual tudo é ‘vertiginosamente possível’, será um importante ponto de partida para as questões que serão discutidas no evento”, explica Cabral.

“A percepção do filósofo de que a experiência estética pode enfraquecer o ‘músculo do espírito’ necessário à ética nos coloca diante do abismo que, tradicionalmente, separou a responsabilidade ética da fruição estética do artista. Assim, a partir dos entrelaçamentos possíveis entre a ética e a estética, o colóquio tem como objetivo pensar as experiências de niilismo e antiniilismo que deram forma à filosofia e à literatura moderna”, completa.

Na programação também está previsto o lançamento do livro “Nabokov e o Judaísmo”, de autoria do professor no Boston College, Maxim D. Shayer, no dia 5, às 19h. A obra foi traduzida sob a coordenação da professora Sandra Almeida, por meio do projeto de extensão Traduções Acadêmicas, coordenado pelo professor Adauto Villela, da Faculdade de Letras da UFJF. O livro é o primeiro volume da coleção “Literatura e Ética”, coordenada pelos professores Jimmy Sudário Cabral (UFJF) e Susan McReynolds (Northwestern University).

As inscrições podem ser feitas a partir de 13h, do dia do evento, no auditório do Instituto de Ciências Humanas (ICH) ou pelo e-mail: nerdt.ufjf@gmail.com. O evento é aberto ao público. A programação completa pode ser acessada neste link.