Projeto visa levar informações aos estudantes de escolas públicas e aproximá-los da UFJF

O projeto de extensão “UFJF para todos: ingresso e permanência de estudantes em cursos de graduação ” irá levar aos alunos de escolas públicas informações sobre política de cotas e documentação para o ingresso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa terá início no segundo semestre letivo, mas as escolas interessadas já podem entrar em contato com a instituição. A expectativa é atender, de forma inicial, 14 escolas da cidade.

De acordo com a assistente social e coordenadora do projeto, Julia Nascimento, a ideia surgiu com a experiência no atendimento a estudantes de escolas públicas que ingressam na Universidade. Para que a instituição possa, de fato, efetivar a democratização do ensino superior, os alunos da rede pública precisam ter acesso às informações sobre políticas de cotas e permanência – direitos que muitos desconhecem.

“O projeto é de extrema relevância e tem essa missão de alcançar um público que historicamente foi excluído do ensino superior e que sofre com as desigualdades sociais e também educacionais. Com as nossas ações, podemos levar informações de qualidade que possam ter um efetivo na vida dessas pessoas para que elas possam ter acesso a uma universidade pública, através de uma política de cotas e permanência, o que são direitos importantíssimos e necessários para a democratização do ensino superior”, destaca Julia.

Na UFJF, metade das vagas para ingresso pelo Pism e Sisu são destinadas a estudantes de escola pública e divididos em grupos de cotas para pessoas pretas, pardas, indígenas, pessoas com deficiências e pessoas de baixa renda.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim, a Universidade tem ciência da dificuldade que os estudantes de escola pública têm em reunir toda a documentação para comprovar o direito à cota no momento da matrícula. Esse é um procedimento indispensável para garantir o direito dessas pessoas à vaga, no entanto, é uma etapa que exige muita atenção e apoio. A falta de documentação que comprove a situação do candidato acaba resultando no indeferimento da matrícula, o que é uma grande perda para os estudantes.

Refeições a R$1,40 também faz parte do compromisso com a permanência (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A iniciativa é um esforço conjunto da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae). Em 2022, parte da equipe desses setores fizeram algumas visitas a escolas como uma espécie de projeto piloto. Identificadas as principais dúvidas dos alunos, eles submeteram o projeto ao edital de Extensão para apoio das atividades a partir do segundo semestre.

“Nós, enquanto assistentes sociais que trabalhamos em pró-reitorias estratégicas, no que tange a relação com o público dessas políticas de acesso e permanência, consideramos prazeroso esse processo de relação extra campus, de poder possibilitar acesso às informações sobre os direitos desses estudantes”, explica a vice-coordenadora do projeto e assistente social, Vislene Querino.

Escolas que tiverem o interesse em participar do projeto, podem entrar em contato pelo telefone (32) 2102-3341 ou pelo e-mail: projeto.ufjfnasescolas@ufjf.br

Permanência

Democratizar o acesso ao ensino superior é apenas uma das etapas para transformar a realidade social do país. Outra etapa tão importante quanto o ingresso é a permanência dos alunos na Universidade. Para isso, desde o ensino médio os estudantes precisam conhecer o que a instituição oferece para apoiá-los durante a graduação – isso porque, para grande parte da população, não basta apenas o ensino gratuito, é necessário ter transporte, alimentação e outros auxílios que garantam a manutenção dos estudantes.

Nesse sentido, a UFJF oferece bolsas de apoio para alunos com vulnerabilidade socioeconômica. Um desses benefícios é o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), incentivo financeiro pago mensalmente a esse grupo.

Há também auxílios para moradia, transporte, alimentação e creche. Além disso, a Universidade possui apoio psicológico e pedagógico, moradia estudantil e Restaurante Universitário (RU) com refeições a R$1,40. Veja no site da Proae as informações completas.

Outras iniciativas

A UFJF também conta com outro projeto de visitas, que atende escolas interessadas em conhecer o campus. Nesse caso, o foco é mostrar a Universidade aos alunos do ensino médio, o funcionamento dos espaços, cursos e laboratórios. Essa é mais uma iniciativa de aproximar a instituição da realidade dos jovens estudantes.

Em breve a Universidade também planeja uma mostra de cursos, com sentido de facilitar a escolha de quem pretende estudar na UFJF e apresentar os diversos tipos de formação acadêmica.

Outras informações: (32) 2102-3341 ou pelo e-mail: projeto.ufjfnasescolas@ufjf.br