Leitura, compreensão e transcrição de fontes manuscritas são fundamentais para quem utiliza documentos antigos

Acontece no próximo dia 6 de junho a oficina sobre paleografia no Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A atividade irá abordar o estudo da escrita antiga e das técnicas usadas para a transcrição de manuscritos para a grafia atual.

A oficina irá trabalhar com manuscritos do século XIX. Para se inscrever, basta preencher o formulário eletrônico. A inscrição é gratuita e aberta a todas as pessoas. Após a oficina, os alunos irão receber certificado. 

Oficina irá utilizar documentos do séculos XIX para mostrar técnicas aos participantes

De acordo com a restauradora do Arquivo Central da UFJF,  Andréia de Freitas, a oficina pretende oferecer conhecimentos introdutórios aos princípios da paleografia portuguesa. Para ela, a leitura, a compreensão e a transcrição de fontes manuscritas são fundamentais para todos que trabalham ou desenvolvem pesquisas utilizando documentos históricos ou antigos.

“A oficina propõe uma aproximação dos participantes com a evolução dos traçados, suportes e instrumentos de escrita, além de noções de diplomacia e arquivística aplicada à pesquisa em acervos documentais.”

Ainda de acordo com a restauradora Andréia de Freitas, há muitos manuscritos que são de difícil leitura e que através dos instrumentos usados na paleografia, é possível a compreensão desses documentos, seja para pesquisa acadêmica ou para pesquisas diversas. 

A oficina faz parte da 7ª Semana Nacional de Arquivos, que tem como referência o 9 de junho, quando é comemorado o Dia Internacional dos Arquivos. Neste ano, o Conselho Internacional de Arquivos completará 75 anos de existência. Para 2023, a edição terá como tema “Arquivos – Territórios de Vidas”, com o objetivo de fortalecer as perspectivas e demandas sobre o fazer arquivístico. 

A oficina será às 18h, no Arquivo Central/UFJF, que fica na Av. Barão do Rio Branco, 3460, Fundos, Juiz de Fora. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (32) 2102-6321 ou pelo e-mail: arqcentral@ufjf.br