Estão abertas as inscrições para o III Congresso de Odontologia Hospitalar da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O  evento irá acontecer no dia 16 de junho, no Anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no prédio da Faculdade de Odontologia, e tem a proposta de fortalecer a atuação multiprofissional no ambiente hospitalar.

O público-alvo são alunos de graduação em odontologia, cirurgiões dentistas e profissionais de áreas afins que possuam interesse em atuar em ambiente hospitalar, para discutir e atualizar os protocolos e cuidados do atendimento a pacientes com diferentes condições sistêmicas. As inscrições podem ser feitas através deste link.

A professora associada do Departamento de Odontologia Social e Infantil, Gracieli Prado,  uma das organizadoras do congresso, explica que a odontologia hospitalar é uma nova habilitação que insere o cirurgião dentista no ambiente hospitalar com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais que podem comprometer o tratamento médico e, até mesmo, estão associadas a muitas complicações sistêmicas, gerando custos ao sistema de saúde.

“Este evento propicia o fortalecimento desta área de atuação em Juiz de Fora e região trazendo professores de renome nacionalmente. Além disso, possibilita a visibilidade de nossa instituição que tem a missão de formar profissionais de excelência acadêmica e profissional envolvidos no cuidado aos pacientes complexos.”

As atividades englobam, ainda, o I Simpósio do Serviço de Odontologia Hospitalar e Bucomaxilofacial do Hospital Universitário (HU-UFJF) e do Núcleo da Disciplina de Cirurgia Bucomaxilotacial da Faculdade de Odontologia da UFJF.

A programação é interdisciplinar e propicia a troca de experiências e conhecimentos, por meio de espaço destinado a apresentação de trabalhos científicos. O congresso conta com o apoio da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), Pró Reitoria de Extensão (Proex), Faculdade de Odontologia e HU- EBSERH. Serão emitidos certificados aos participantes.

08:00 – Credenciamento

08:30 – Abertura

09:15 – Dra Tânia Montano – Atualização em endocardite infecciosa por bactérias orais e anticoagulação na prática odontológica

10:00 – Dr João Paulo Marinho Resende – Biópsias de cavidade bucal