Estudantes de qualquer outra instituição de ensino superior, pública ou privada, podem completar a graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sem ter que passar por outros vestibulares novamente ou pelo Enem. O procedimento de transferência pode ser feito pelas regras do edital de vagas ociosas, cujo prazo de inscrição termina nesta quinta-feira, 1º. 

Os editais de vagas ociosas 01/2023 e 02/2023 reúnem 256 vagas para transferência no campus Juiz de Fora e 146 para o campus de Governador Valadares. Diversos cursos possuem vagas disponíveis, e a transferência pode ser feita para curso de mesmo nome ou da mesma área. 

Como concorrer às vagas por meio de transferência?

Para pleitear uma vaga por meio do processo de transferência, é preciso atender algumas condições:

  • Ser aluno de outra Instituição de Ensino Superior (IES) de curso de mesma nomenclatura ou de curso de mesma área do curso pretendido na UFJF, conforme a modalidade de transferência escolhida;
  • Estar regularmente vinculado ao curso de origem – matriculado em disciplinas ou com matrícula trancada no período letivo em curso na data da inscrição neste processo;
  • Ter concluído no mínimo 20% da carga horária total do currículo pleno do curso ao qual está vinculado atualmente;
  • Ter concluído no máximo 80% da carga horária total do currículo pleno do curso ao qual está vinculado atualmente;
  • Não ter atingido, no curso de origem, o prazo recomendado para integralização do curso pretendido na UFJF; 
  • O aluno deve estar regular junto ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade);
  • No caso de estudantes de nacionalidade estrangeira, será necessário comprovar situação migratória regular;
  • Classificação dentro do número de vagas no curso para a respectiva modalidade de ingresso.

Classificação

A ocupação das vagas em ambas modalidades de transferência respeita uma ordem de prioridade para a seleção dos estudantes. A primeira delas é a convocação de estudantes provenientes de outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) nacionais e a segunda é o recrutamento de alunos vindos de instituições nacionais públicas estaduais e municipais. 

Logo após, a ordem de preferência é destinada para candidatos vindos de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam bolsistas do ProUni;  alunos provenientes de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam beneficiados com outras bolsas (da própria instituição de origem ou outras bolsas) ou contemplados pelo Fies; demais alunos de IES.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas até 1º de junho, exclusivamente on-line, por meio da Área do Candidato. Para as modalidades de “Transferência” é cobrada uma taxa de R$150 para inscrição, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). O pagamento deve ser efetuado, exclusivamente, no Banco do Brasil até o dia 2 de junho de 2023, respeitando os horários de compensação bancária. 

Além das modalidades de transferência, há outras sete opções de ingresso pelo edital de vagas ociosas. Ao todo, são 1.292 vagas para cursos presenciais de graduação da Instituição, sendo 915 vagas para o campus de Juiz de Fora e 377 para Governador Valadares. 

Veja a história do Paulo Inácio, que ingressou na UFJF por transferência

Envio de documentos

A classificação dos candidatos à transferência será divulgada na página eletrônica da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) no dia 27 de junho, a partir das 15h. A lista com a documentação está presente no edital.

Os candidatos classificados dentro do número de vagas deverão enviar os documentos exigidos pelo edital pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) entre 27 de junho e 4 de julho. O candidato convocado que não enviar a documentação neste prazo será considerado desistente e perderá o direito à vaga.

Resultados

O resultado do primeiro edital de convocação dos candidatos à transferência para UFJF será divulgado exclusivamente no site da Cdara no dia 1º de agosto de 2023, a partir das 16h, sendo possível o requerimento de recurso para aqueles que tiverem os documentos indeferidos.

Confira o edital de vagas ociosas em Libras

 Leia mais: Tire suas dúvidas sobre a seleção de vagas ociosas

Outras informações: Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail: cdara@ufjf.edu.br 

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF

TikTok: @ufjf_oficial