Já estão abertas as inscrições para o edital de vagas ociosas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ao todo, são 1.292 vagas ociosas nos cursos presenciais de graduação da Instituição, sendo 915 vagas para o campus de Juiz de Fora e 377 para Governador Valadares. As inscrições estarão disponíveis até o dia 1º de junho através de formulário eletrônico. Os cursos de Enfermagem e Odontologia possuem edital próprio (confira).

São nove as modalidades de ingresso contempladas (veja abaixo), sendo que para o ingresso de excedentes dos processos seletivos  não é necessário se inscrever, apenas aguardar a convocação pelo  site da Cdara.

Além de preencher o formulário eletrônico, os interessados nos pedidos de transferência e de ingresso para obtenção de nova graduação devem pagar uma taxa de inscrição no valor de R$150. A inscrição das demais modalidades é gratuita.

Leia mais: Como posso transferir meu curso para a UFJF?

Para que os interessados não percam a oportunidade de ingressar na UFJF, listamos as principais dúvidas e respostas sobre o processo.

Modalidades

• Ingresso de excedentes dos processos seletivos – Pism (triênio 2020-2022) e Sisu (2/2023);
  • Reinscrição ao curso de origem;
  • Mudança entre campi para curso de mesma nomenclatura;
  • Mudança de curso na mesma área (no mesmo campus ou entre campi);
  • Mudança de curso (no mesmo campus ou entre campi);
  • Transferência de outra instituição de ensino superior (pública ou privada) para curso de mesma nomenclatura na UFJF;
  • Transferência de outra instituição de ensino superior (pública ou privada) para curso de mesma área na UFJF;
  • Ingresso de pessoas com curso superior para obtenção de outra graduação na mesma área;
  • Ingresso de pessoas com curso superior para obtenção de outra graduação.

É necessário fazer prova para concorrer às vagas ociosas?

R: Não. No processo não é exigido que o candidato realize alguma prova para a garantia da vaga. As exigências estão relacionadas a entrega dos documentos requisitados pela UFJF para o preenchimento das vagas.

O sistema de cotas se aplica em alguma modalidade do processo?

R: O sistema de cotas se aplica apenas para a modalidade de ingresso de excedentes dos processos originários da UFJF do Pism 2023 e do Sisu 2/2023.

Sou estudante de faculdade particular, posso pedir transferência para a UFJF?

R: Sim. Há uma ordem de prioridade para o pedido de transferência, sendo as vagas destinadas primeiramente a estudantes de universidades públicas, depois a alunos de instituições privadas, bolsistas ou não do Prouni, Fies e de outras bolsas. A ordem de prioridades está estabelecida no edital.

Como posso conferir os resultados da seleção?

R: Os resultados podem ser conferidos no site da Cdara. O cronograma completo das etapas do processo de vagas ociosas está no edital.

Sou candidato na modalidade de transferência. Como devo proceder para calcular o percentual de 20% a 80% do meu curso de origem?

R: O cálculo é baseado na carga horária total do curso, incluindo atividades extracurriculares. Através do histórico escolar do aluno é que será possível verificar a carga horária já cursada pelo candidato.

Por que alguns cursos não têm vagas no edital?

R: Diversos fatores influenciam na oferta de vagas ociosas. Um deles é o tempo médio de integralização do curso e trancamentos. Há um quantitativo de alunos que trancaram ou abandonaram o curso e não pediram o cancelamento formal ou até mesmo que não se formaram no tempo médio. Todos esses fatores interferem no número de vagas ociosas existentes. Além disso, cabe a cada colegiado decidir sobre o oferecimento dessas vagas, inclusive em quais modalidades serão oferecidas.

O levantamento das vagas ociosas é semestral e os interessados devem aguardar editais futuros para saber se outros cursos ofertarão vagas.

O que significa curso de mesma nomenclatura?

R: Significa curso de mesmo nome. Por exemplo: Se o candidato cursa  Administração no Campus GV ou em outra Instituição de Ensino Superior e deseja pedir a transferência para o curso de mesma nomenclatura, ele irá concorrer a vaga para o curso de Administração do Campus Juiz de Fora.

Como saber se meu curso é da mesma área da vaga pretendida?

R: De acordo com o edital, a modalidade de ingresso por “transferência de IES para curso de mesma área” destina-se a alunos de outras IES que desejam se transferir para UFJF para cursos da mesma área. Por exemplo: Uma pessoa que cursa Administração pode se candidatar para uma vaga em Ciências Contábeis por se tratar da mesma área de atuação. No quadro IX do edital, na página 48, é possível conferir todas as vagas disponíveis para os cursos da mesma área.

Há alguma taxa a ser paga? A Universidade cobra mensalidade?

R: Para as modalidades de ingresso por transferência de outra IES e para obtenção de outra graduação é cobrada uma única taxa de inscrição no valor de R$ 150 reais. Será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU) correspondente à taxa de inscrição e efetuar o pagamento exclusivamente no Banco do Brasil que deve ser pago até o dia 2 de junho. Após o deferimento e classificação do candidato, não será cobrado nenhuma taxa ou mensalidade.

É preciso ter feito o Enem para concorrer?

R: Apenas para os candidatos na modalidade de transferência e para ingresso para obtenção de outra graduação. Esses interessados deverão sim ter feito o Enem e indicar no formulário de inscrição qual edição do exame (2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022) será utilizada para sua classificação neste processo seletivo.

Minha matrícula foi indeferida e/ou perdi o prazo da matrícula na UFJF, posso solicitar reinscrição?

R: Não. O candidato precisa ter cursado pelo menos dois semestres na UFJF. A reinscrição também não vale para alunos jubilados.