Espaço iniciou atividades em 2006, ganhando novo prédio no campus em 2017  (Foto: Ciro Cavalcanti/UFJF)

O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi incluído no Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe 2023, que reúne 448 espaços. Para o diretor, Marco Antônio Escher, a participação no documento engrandece a todos que trabalham no local, além de representar o apoio da instituição nas áreas de extensão e de difusão científica.

O processo de inclusão começou em agosto de 2022 através de um convite da comissão organizadora, com o objetivo de atualizar a edição de 2015. Escher informou que a constante participação do Centro de Ciências na Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) cria um vínculo com as mais diversas entidades e pessoas da área, contribuindo para se formar uma rede em defesa e aprimoramento desses espaços.

Centro também conta com observatório e telescópio para estudo e visitação (Foto: Ciro Cavalcanti/UFJF)

Para o diretor, é importante que tanto a comunidade científica quanto o público em geral saibam que seus centros de difusão da ciência e de preservação da memória estão registrados em locais de acesso público, percebendo a expressiva quantidade de espaços deste tipo no país. “Espera-se, com este guia, dar visibilidade aos museus de ciência da região, de forma a estimular a presença de mais visitantes e também parcerias entre os distintos museus.”

No Guia deste ano foram incorporadas informações sobre acessibilidade. “Esse é um tema que estamos trabalhando todos os dias, e apoiados pelo Edital 29/2022 do CNPq, pretendemos, em dois anos, proporcionar que todos os espaços do Centro de Ciências sejam acessíveis a todos que tenham alguma necessidade especial”, diz Escher.

240 mil visitas

O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) atende estudantes de todos os níveis de ensino, e a sociedade em geral. Conta com diversas exposições permanentes, temporárias e outros espaços de visitação, como o Planetário e o Observatório Astronômico e ainda laboratórios e auditórios para eventos. Inaugurado em 2006, no Colégio de Aplicação João XXIII, o Centro de Ciências ganhou, em 2017, um prédio próprio com 3 mil metros quadrados, no campus. Em 2023, o local ultrapassou a marca de 240 mil visitantes – a maioria deles de Juiz de Fora, de outras cidades da Zona da Mata Mineira e dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

Local recebe grupos de escolas de toda região (Foto: Géssica Leine/UFJF)

As informações sobre visitação podem ser encontradas no site e nas redes sociais. Escolas e grupos podem visitar o Centro de Ciências de forma gratuita mediante agendamento prévio. Para o público em geral não é necessário fazer inscrição, e a entrada também é gratuita. Basta realizar as visitas que acontecem das quintas de 19h às 21h, sábados de 14h às 17h e aos domingos das 9h às 12h.