“Vidas compartilhadas: escrita de si e dos outros” será lançado no dia 30 de maio, às 19h, na sala Paulo Freire da Faced. (Foto: Carolina de Paula)

Por meio de narrativas autobiográficas, a professora da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maria Zélia Maia de Souza, lança o livro “Vidas compartilhadas: escrita de si e dos outros”. O evento  acontece no dia 30 de maio, às 19h, na sala Paulo Freire da Faced.

Segundo a autora, “Vidas compartilhadas: escrita de si e dos outros” ressalta o processo de formação de uma docente pesquisadora que, durante essa vivência, investiga a maneira pela qual uma experiência de escola de ensino primário profissional – Asilo de Meninos Desvalidos, que funcionou no Rio de Janeiro no período de 1875 até 1894 – emerge no período imperial da história do Brasil, como um dispositivo de governo de populações pobres. 

Livro é prefaciado pelo professor Jader Janer Moreira Lopes. (Foto: Carolina de Paula)

“Minha principal inspiração para escrever esse livro tem relação direta com os caminhos trilhados por mim em busca de formação acadêmica”, destaca Souza. A autora ainda salienta que esse processo inspiratório também implica a oportunidade em ter acesso aos sujeitos envolvidos no estudo.

“No meu caso, o acesso aos documentos históricos, aos quais tive o primeiro contato quando da realização dos estágios não obrigatórios, momento em que cursava a Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)”, acrescenta Maria Zélia.

O livro também conta, por meio dos fragmentos históricos rememorados pela pesquisadora, sobre o processo de formação acadêmica até se tornar Pedagoga/ professora e pesquisadora das questões da educação numa perspectiva histórica. 

“Durante o meu processo de estudos na abordagem da história mais comumente conhecida como “história vista de baixo” tive oportunidade de finalmente desenvolver as investigações acerca de experiências de escolarização junto a um contingente de populações pobres que a ela teve acesso”, enfatiza a professora.

O livro é prefaciado pelo professor da Faced, o geógrafo Jader Janer Moreira Lopes e a orelha tem a autoria da professora do tradicional Colégio Pedro II do Rio de Janeiro, Marilza Maia de Souza de Paiva e publicado por  Pedro&Joao Editores.

Outras informações: zeliammaia@yahoo.com.br 

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF

TikTok: @ufjf_oficial