O prêmio “Departamento mais inovador” foi concedido ao Departamento de Farmácia de GV (Foto: Alexandre Dornelas / UFJF)

Iniciativas de pesquisadores do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) foram homenageadas durante entrega do Prêmio de Inovação do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). A cerimônia ocorreu em Juiz de Fora, na última semana, e marcou o reconhecimento do trabalho de profissionais na busca por processos e serviços em benefício da sociedade. Na ocasião, o departamento de Farmácia de GV recebeu o Troféu de Inovação na categoria Departamento Inovador 2021/2022, pelo registro do maior número de patentes da Universidade.

Reconhecido por sua vocação para extensão e pesquisa voltada para intervenções na realidade local, o Departamento de Farmácia concentra projetos que visam descobrir princípios ativos em produtos naturais da região, de forma a garantir o controle de qualidade de produtos manipulados localmente e desenvolver tecnologias de liberação de medicamentos, entre outros objetivos.

Professores Wesley Nascimento e Ângelo Denadai recebem reconhecimento durante o Prêmio de Inovação do Critt. (Foto: divulgação)

De acordo com o diretor-geral da UFJF-GV, Ângelo Denadai, o reconhecimento é resultado do trabalho conjunto de pesquisadores do Departamento de Farmácia em parceria com outros departamentos do campus, e também do campus sede. “As premiações trazem incentivo para que os trabalhos continuem acontecendo no campus GV. Elas destacam a competência do nosso quadro de servidores e pesquisadores, que apesar de todos os desafios que enfrentam rotineiramente, continuam produzindo ciência e tecnologia em benefício da sociedade”, destaca o professor, que também recebeu reconhecimento em menções honrosas por projetos desenvolvidos em GV.

Para o professor e pesquisador da UFJF-GV, Wesley Nascimento, as premiações indicam que a equipe está no caminho certo, em uma área relativamente nova na Universidade, como a Inovação: “Trabalhamos a Inovação em adição ao tradicional tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, então além dos artigos tradicionais, temos as patentes”, relata. Ainda segundo Nascimento, a pesquisa em inovação é um trabalho árduo, mas muito gratificante.

“Quero agradecer ao Critt pelo reconhecimento, que nos motiva a seguir em frente. Todas as pesquisas trazem retorno à sociedade, mas as pesquisas aplicadas à Inovação têm isso de forma mais clara; são a materialização do retorno à sociedade dos investimentos em pesquisas”, comenta o pesquisador, que durante o prêmio foi agraciado com três menções honrosas referentes a patentes e três transferências de tecnologia destacadas.

Menções Honrosas
Durante a premiação, o campus GV recebeu menções honrosas através dos coordenadores de pesquisas Ângelo Márcio Leite Denadai, Fábio Alessandro Pieri e Rodrigo Luiz Fabri.

Ainda no evento, que marcou também os 28 anos do Critt, pesquisadores de GV foram homenageados com menções honrosas em seus projetos de pesquisa, que resultaram em patentes depositadas e algumas já concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Foram premiados os seguintes trabalhos com participação de profissionais do campus avançado:

“Formulação gelificada para uso vaginal à base de quitosana com mitracarpus frigidus, processo de obtenção, composições e usos”, de autoria de Ana Carolina Morais Apolônio, Ângelo Denadai, Ari Sérgio de Oliveira Lemos, Guilherme Diniz Tavares, Lara Melo Campos, Marcelo Gonzaga de Freitas Araújo, Priscila de Faria Pinto, Priscila de Lima Paula, Rodrigo Luiz Fabri e Vinicius Novaes Rocha.

“Formulação fitoterápica nanoestruturada com ação anti-candida à base de fração em hexano de mitracarpus frigidus com ciclodextrina”, de autoria de Ângelo Denadai, Júlia Bertolini Fajardo, Mariana Hauck Vianna, Rodrigo Luiz Fabri, Thalita de Freitas Souza e Thainá Gomes Ferreira.

“Formulação fitoterápica nanoestruturada à base de mitracarpus frigidus com ciclodextrina, processo de obtenção, composições e usos”, de autoria de Ângelo Denadai, Ari Sérgio de Oliveira Lemos, Guilherme Diniz Tavares, Jair Adriano Kopke de Aguiar, Rodrigo Luiz Fabri, Priscila de Lima Paula, Lara Melo Campos, Thalita de Freitas Souza e Thainá Gomes Ferreira.

“Composições inseticidas nanoestruturadas à base de avermectinas e benzoilfenilureais com ciclodextrinas, formulações e usos”, de autoria de Ângelo Denadai, Ana Maria dos Santos Moreira, Vanessa Cristina Estevam Bitencourt, Jeferson Gomes da Silva, Keyller Bastos Borges, Cibele Velloso Rodrigues, Antônio Frederico de Freitas Gomides, Leonardo Meneghin Mendonça e Regina Gendzelevski.

“Equipamento e Método para detectar Adições de Neutralizantes/Redutores de acidez no leite”, de autoria de Maria José Valenzuela Bell, Virgílio de Carvalho dos Anjos e Wesley William Gonçalves Nascimento.

“Equipamento para identificar Adulteração no Leite e Similares” e Marca “Milk Tech”, de autoria de Maria José Valenzuela Bell, Virgílio de Carvalho dos Anjos e Wesley William Gonçalves Nascimento.

“Equipamento e Método para Detectar e Discriminar Adições Pré-Balanceadas no Leite” e Marca “Milk Tech”, de autoria de Maria José Valenzuela Bell, Virgílio de Carvalho dos Anjos e Wesley William Gonçalves Nascimento.

“Equipamento e Método para Detectar Adições de Neutralizantes/Redutores de Acidez no Leite”, de autoria de Maria José Valenzuela Bell, Virgílio de Carvalho dos Anjos e Wesley William Gonçalves Nascimento.

“Equipamento e Método para Monitoramento da Temperatura e Qualificação do Leite Armazenado em Tanques e Transportado pelos Caminhões nas Rotinas de Coleta dos Laticínios”, de autoria de Maria José Valenzuela Bell, Virgílio de Carvalho dos Anjos e Wesley William Gonçalves Nascimento.

“Equipamento e Método para Monitoramento e Qualificação do Leite Recebido nas Rotinas de Produção do Leite e Derivados”, de autoria de Maria José Valenzuela Bell, Ronaldo Aquino Dusi de Nazareth, Virgílio de Carvalho dos Anjos e Wesley William Gonçalves Nascimento.