Critt é parte fundamental da aproximação entre academia e mercado, fomentando a inovação e o empreendedorismo (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) irá premiar profissionais atuantes na área de inovação e que contribuíram para a geração de produtos, processos ou serviços para a sociedade. O primeiro Prêmio de Inovação considerou a produção dos últimos dois anos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e irá reunir 75 pequisadores ligados à instituição, nesta quinta-feira, 25, na Faculdade de Engenharia.

De acordo com o diretor de Inovação da UFJF, Fabricio Campos, o evento tem a finalidade de “reconhecer e exaltar os pesquisadores que já desenvolvem atividades de inovação e também tem o objetivo de impactar, conscientizar e trazer novos pesquisadores a olhar para as suas pesquisas e enxergar oportunidades de inovação no que vem desenvolvendo”. 

Fabrício Campos, diretor de Inovação, e o reitor da UFJF Marcus David participam da entrega dos prêmios (Foto: Carolina de Paula)

Serão premiados aqueles com maior número de propostas, referente aos anos de 2021 e 2022, nas seguintes categorias: Pedido de patente, Projetos de P&D e de prestação de serviços, Spin off acadêmico; Licenciamento de tecnologia e Departamento mais inovador. Além dos cinco vencedores, outros pesquisadores ganharão menção honrosa pelo trabalho na instituição.

O prêmio faz parte das comemorações do 28º aniversário do Critt, que é considerada a terceira maior Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) de Minas Gerais, segundo os Indicadores Globais da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI) de 2019.  Entre 2021 e 2023, o Centro possibilitou a formação de 32 empresas na incubadora, ofereceu 77 capacitações e treinamentos que tiveram alcance de mais de 1.718 participantes. 

Segundo Campos, o Critt atingiu esta marca após anos de contribuição para a divulgação da cultura da inovação, transferência  de tecnologia e empreendedorismo. “Temos a oportunidade de impactar na forma com que os nossos pesquisadores desenvolvem suas atividades, com o foco de resolver soluções e demandas do mercado”, destaca. 

Ainda na quinta-feira, 25, haverá também a inauguração do Laboratório de Ideação e Prototipagem (CrittLab). Mais um espaço disponibilizado pelo Centro para apoiar a disseminação da cultura empreendedora e a geração de ideias e produtos pelos integrantes da comunidade acadêmica e usuários externos. 

O local oferecerá a impressão de peças em 3D, a criação e modelagem de peças no SolidWorks, a ajuda na confecção de projetos de eletrônica, elétrica e usinagens em geral, a fim de otimizar design, ergonomia, funcionalidades e afins de produtos e equipamentos. “Nosso objetivo é fornecer um ambiente propício para a geração de ideias inovadoras, a colaboração entre os participantes e o sucesso dos projetos empreendedores”, resume o diretor do Critt. 

Ainda de acordo com Campos, a prototipagem pelo novo laboratório irá permitir aos pesquisadores aumentar o grau de maturidade de suas propostas, impactando positivamente no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. 

Número de patentes

Uma das mais recentes conquistas da UFJF é a criação da Política de Inovação, aprovada em 2021, pelo Conselho Superior (Consu). Após extenso debate com a comunidade acadêmica, o documento foi criado visando estimular a produção científica e tecnológica, valorizar a cultura inovadora e promover o empreendedorismo, além de estabelecer as orientações para o compartilhamento de infraestrutura, acordos de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) e para prestação de serviços tecnológicos entre a Universidade e outras instituições públicas e privadas.

Resultado direto dessa política e também da expertise adquirida pelo Critt ao longo de sua história é o número de patentes depositadas pela UFJF. A patente é um documento formal que confere direitos de propriedade e uso exclusivo para uma invenção. Segundo dados do Centro, a UFJF possui 169 processos de patentes, cujos royalties, ou seja, o valor pago pelo direito de uso, retornam em parte para a Universidade.

“A Universidade Federal de Juiz de Fora é pioneira no ramo de empreendedorismo e inovação. Quando observamos os indicadores de inovação da nossa instituição, vemos um salto muito grande em qualidade e em quantidade do conjunto de ações de inovação desses últimos anos. Resultado claro de um legado, de um conjunto de  ações de qualidade e pesquisa de ponta desenvolvida pelos nossos pesquisadores associados agora a um conjunto de normas e resoluções que dão segurança, que normatizam e que criam procedimentos para que estas ações aconteçam de forma escalar e sustentável”, reforça Fabrício Campos.

Outras informações: 

Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) – (32) 2102-3435.
Instagram – @crittufjf