A primeira edição do ano da Revista Lumina apresenta o dossiê Educação midiática: experiências e desafios no contexto iberoamericano. Os estudos compreendem diferentes dimensões da educação midiática para discutir a relevância do tema no século XXI. A revista também contempla os principais desafios das pesquisas desenvolvidas em variados contextos da América Latina e da Europa. 

Além das reflexões teóricas, há relatos de experiências sobre a educação midiática para diferentes públicos, tais como famílias, adolescentes, alunos e docentes universitários, “procurando não apenas mapear práticas nos diversos países, como também apontar os desafios dos processos de aprendizagem no âmbito da cultura digital no atual estágio do capitalismo avançado”, expressa a editora Gabriela Borges

Organizada pelos editores convidados Márcia Barbosa da Silva (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Brasil), Heleny Méndiz Rojas (Universidad Católica del Norte/Chile) e Jorge Abelardo Cortés (Universidad de Chihuahua/México), a edição traz trabalhos que foram apresentados no VI Congresso Internacional Alfamed, cujo tema foi Redes Sociais e Cidadania: Ciberculturas para aprender. Além do Brasil, também foram selecionados artigos internacionais da Argentina, Colômbia, México, Espanha e Portugal. 

As publicações do dossiê abordam desde a importância da alfabetização midiática a conceitos filosóficos, passando por discussões sobre relações familiares e algoritmos em redes sociais. Outros artigos tratam das repercussões das vacinas de Covid-19 no Facebook, da estética do longa-metragem Vida de Menina de Helena Solberg como representação para a transformação social, das Spice Girls como referências de comportamento e estilo, e da análise midiática da invasão da Polícia Militar no baile funk de Paraisópolis em 2019.

Edições anteriores

A Revista Lumina é um material tradicional do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da UFJF, e está no ar desde 1998, com pesquisas relacionadas à comunicação na atualidade. A partir de 2016, sua publicação passou a ser quadrimestral, com um dossiê de artigos, ensaios, entrevistas, resenhas e relatos de pesquisa.

Atualmente, está sob editoração da professora Gabriela Borges, junto com Daiana Sigiliano, como editora associada. O projeto conta com mais de 40 edições, publicadas no formato digital desde 2004. Mais informações e edições anteriores estão disponíveis no site da revista.