Evento acontece dia 5 de maio no prédio da Faculdade de Comunicação. (Foto: divulgação)

Produções autorais, perspectivas diferenciadas e novos olhares sobre o audiovisual e os processos que contemplam as mais diversas fases, entre a concepção do roteiro e a apresentação do trabalho final ao público. Essas são algumas das propostas fomentadas pela segunda edição da Mostra Audiovisual  do curso de Rádio, TV e Internet (RTVI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, aberto ao público, acontece na sexta-feira, 5 de maio, a partir das 14h, no prédio da Faculdade de Comunicação (Facom).

Organizado pelos estudantes da graduação, com apoio de funcionários e professores da unidade acadêmica, a Mostra apresenta ao público os trabalhos audiovisuais desenvolvidos pelo segmento estudantil nos últimos períodos letivos, promove a valorização do curso no cenário acadêmico e regional, além de ser um momento de lazer, confraternização e troca de experiências.

Para uma das coordenadoras gerais da exposição, Luísa Cattabriga, eventos como esse, que surgem por iniciativa dos próprios alunos, são de extrema importância para a valorização e construção da história de um curso tão recente, como é o caso do RTVI.

“Para além disso, é uma iniciativa que empolga os estudantes a estudarem, a produzirem, a pensarem nas suas próprias produções como algo de valor importante para o curso e para exibição e circulação dentro do espaço universitário. O reconhecimento e o estímulo gerado por toda essa mobilização é essencial para a formação dos alunos”, salienta Luísa.

Segundo a coordenadora do curso, Teresa Neves, nesta segunda edição, a Mostra do RTVI se constitui como uma promessa de tradição. “Eu acho que a importância dela se dá em três dimensões: em primeiro lugar, é um espaço de visibilidade para aquilo que é produzido no curso pelos alunos, com a participação ou não dos professores. Em segundo lugar, é um estímulo para essa produção e em terceiro lugar, eu diria que a mostra é importante porque é  um espaço de configuração para a formação de uma identidade do curso”.

Neves ainda ressalta que o evento traz novas possibilidades de aprendizado para os alunos da graduação. “Ali vemos como o curso se expressa, como vem se desenvolvendo e que tipo de produção os alunos se dedicam. Eu acho que é um espaço muito importante que, como disse anteriormente, tem tudo para se tornar uma tradição. Vida longa A Mostra do RTVI”, destaca a professora.

Uma das expositoras da Mostra é a estudante Isabelle Veras Cruz, que avalia a iniciativa como o inicio da realização de um sonho. “É uma honra ter o “Morte Súbita” exposto na II Mostra do RTVI. Estou ansiosa para ver a reação das pessoas assistindo um trabalho que eu me dediquei tanto a realizar. Isso é a concretização daquilo que eu sempre quis fazer, dirigir filmes”, finaliza.

Como forma de reconhecimento pela produção cinematográfica mineira, a II Mostra Audiovisual do RTVI é dividida em três sessões que homenageiam profissionais regionais da área. Para conferir a programação e demais informações consulte o perfil da Mostra no instagram @mostrartvi.

Outras informações: Faculdade de Comunicação (Facom)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf