Muitas vezes, a transição entre a rotina do ensino médio e a vida universitária não é fácil e alguns estudantes podem não se familiarizar com  o rigor de textos acadêmicos. Em busca de propor uma intervenção na forma de ler dos estudantes e apresentar maneiras para o aperfeiçoamento da compreensão de textos teóricos para os cursos de licenciatura e bacharelado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) realiza o Programa de Estratégias Cognitivas e Metacognitivas de Leitura (Pecom).

O Pecom é uma intervenção estruturada baseada na literatura científica que desenvolve e/ou incrementa estratégias de cognição e metacognição relacionadas à leitura. O programa proporciona aos alunos um espaço para desenvolver uma leitura crítica, criativa e autônoma de textos que consequentemente os auxiliem durante a trajetória acadêmica e profissional.

Os encontros serão facilitados por duas servidoras  técnico-administrativas em educação (TAEs)  da Proae, a Pedagoga Franciene Silveira e a Assistente Social Thássia Soares. De acordo com Franciene, no primeiro módulo acontecem três encontros. “No primeiro, explicamos aos participantes sobre a proposta da atividade. Já no segundo e no terceiro serão a parte prática, em que, por meio de estratégias, distribuiremos textos, sem que eles tenham contato prévio, e usaremos estratégias para que consigam ler e compreender aquelas publicações. Se conseguirem colocar em prática as técnicas utilizadas nos encontros, isso vai ajudar muito para uma melhor vida universitária”.

Os encontros do módulo I acontecem na sala 2A Anexo ICB, às quintas-feiras, de 17h às 19h, no período de 13 a 27 de abril. A participação no programa garante certificação que poderá ser utilizada para flexibilização curricular.

Apesar do primeiro encontro já ter sido realizado, ainda há vagas para participar da iniciativa. Interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico.

Outras informações: (32) 2102-3777 – Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf