No dia 20 de abril, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será o anfitrião da 4ª edição do Dia Mundial da Criatividade. O evento acontece entre às 10h e 17h, com atividades distribuídas entre o Centro de Ciências e o prédio sede do Critt. A iniciativa é aberta ao público e as inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico.

A comemoração é composta por atividades voltadas aos ecossistemas de inovação de Juiz de Fora e propriedade intelectual. Além disso, a programação também contempla um espaço para que as equipes de competição da Universidade possam demonstrar o trabalho realizado por meio de iniciativas inovadoras, lúdicas e estimulantes.

Segundo o  bolsista do Núcleo de Inovação Tecnológico (NIT), Stael Monteiro Souza, o evento foi pensado para acontecer em dois turnos. “Na parte da manhã, o intuito é fortalecer a interação entre governo, Universidade e empresa, sendo que esta iniciativa ocorrerá em todo o Brasil. Neste ano, a programação homenageia os dois anos do Catalisa Hub, um ambiente digital que integra atores e comunidades do ecossistema brasileiro de inovação”, explica.

Já no período da tarde, a programação promove a execução de outras atividades, por exemplo, palestras e oficinas na área de propriedade intelectual e criatividade, visando difundir conhecimentos sobre a temática e aproximar a comunidade às atividades promovidas pelo Critt.

Abertura

No Centro de Ciências, a partir das 10h, atores do ecossistema de inovação de Juiz de Fora debatem como tem sido a atuação em inovação na cidade, além de expor os desafios e perspectivas do segmento. A atividade, dividida em blocos, conta com representantes dos Núcleos de Inovação Tecnológica da UFJF, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Também compõem a mesa de conversa: a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP), Mônica Ribeiro; o diretor de Inovação da UFJF, Fabrício Campos; a gerente geral da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), Josiane Loures; e o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF), Ignacio Delgado.

Equipes de Competição da UFJF

No período da tarde, entre 14h e 17h, serão realizadas as apresentações das Mostras de Equipes de Competição da UFJF em diferentes salas do Centro de Ciências. A equipe de foguetemodelismo, Supernova, se apresenta no Auditório III, enquanto a de Aerodesign, Microraptor, terá seu stand no Auditório II. Já a Rinobot, equipe de robótica, estará presente na sala dos professores do Centro até as 15h.

Oficinas e palestras

No prédio sede do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia, acontecem oficinas e palestras à tarde. No auditório, às 14h, a gestora do setor de Empreendedorismo, Débora Marques, promove a oficina de Ideias de Negócio.

A partir das 15h, no auditório I do Centro de Ciências, acontece a palestra “Marcas e Patentes”, mediada pela gerente e pela bolsista do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Ana Carolina Vidon e Stael Monteiro. A coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Ciências da Saúde (Nupics), Nádia Raposo, também participa da apresentação com um relato de caso prático.

Outras informações: Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) / (32) 2102-3435