O livro “Pedologia: atlas de uma arqueologia sobre a infância no Brasil” será lançado nesta quinta-feira, 13, na sala Paulo Freire da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a partir das 19h. A obra foi escrita pelos professores vinculados à UFJF, Claudia da Costa Guimarães Gomes e Jader Janer Moreira Lopes, além do pesquisador Lucas Rocha Gonçalves. O evento terá formato híbrido e será transmitido ao vivo pelo YouTube.

A obra apresenta um panorama geral da história da Pedologia no mundo e no Brasil. A Pedologia é um campo do conhecimento que teve o auge de sua difusão entre o final do século 19 e o começo do século 20 e trata da criança, em sua totalidade. São considerados, por exemplo, a psicologia da criança e a sua perspectiva cultural – suas vivências com a família, a escola, o que come e o que veste.

O livro teve origem nos estudos de pós-doutorado da professora Claudia Gomes, docente colaboradora do Mestrado Profissional em Educação da UFJF, sob supervisão do professor da Faced e do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Jader Janer Moreira Lopes. De acordo com Claudia, na pesquisa foram encontrados diversos indícios que ainda não integravam a historiografia oficial da Psicologia e da Educação no Brasil.

“O livro é uma contribuição nossa para que as pessoas possam conhecer os indícios dessa pedologia no Brasil. Usamos o formato de atlas para contar o percurso e mostrar os lugares onde encontramos os vestígios, as pessoas que trouxeram contribuições para essa ciência no Brasil”, conta.

Entre os pedólogos com atuação destacada no país citados no atlas estão o italiano Clemente Quaglio (1872-1948) e a russa Helena Antipoff (1892-1974), que se mudou para o Brasil a convite do governo mineiro, para atuar na educação pública do estado.

Os autores tiveram acesso a uma série de documentos históricos sobre a Pedologia no Brasil, disponíveis na Biblioteca Nacional. Esse material foi digitalizado e pode ser acessado por meio de QR Codes impressos no atlas.

“A gente digitalizou todo o material pesquisado, que atualmente se encontra sob domínio público. Esperamos que, com isso, as pessoas se interessem em pesquisar o tema e saber mais sobre a Pedologia, que isso traga reflexões a respeito de como entendemos o desenvolvimento da criança em nosso país”, avalia Claudia.

Como aponta o professor Jader Janer Moreira Lopes, a Pedologia foi muito presente no mundo em seu período de auge. “Havia faculdades não só no Brasil, mas também na Europa e na América Latina. Esse é um dos pontos do debate, é que não há muita clareza do porquê desse desaparecimento”, destaca.

Moreira Lopes foi, ainda, orientador de Claudia Gomes em seu doutorado em Educação, realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF). Na ocasião, a professora também investigou a Pedologia, sob a ótica do psicólogo e pedólogo bielo-russo Lev Vigotski (1896-1934).

O evento integra a programação do Seminário Internacional em Educação e Psicologia, organizado por UFJF; Grupo Acolhe, de Ensino, Extensão e Pesquisa da Faced e a Universidad Nacional del Litoral (UNL), com sede na cidade argentina de Santa Fé. O tema do seminário é “Diálogos Interdisciplinares entre Argentina e Brasil”. A transmissão on-line é realizada no canal do Grupo Acolhe no YouTube

Outras informações:

Instagram – Grupo Acolhe