O curso de Educação Física do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) conquistou o conceito 4, em uma escala de 1 a 5, na avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC) correspondente ao ciclo Enade 2021, de acordo com divulgação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O indicador considera diferentes aspectos dos cursos de graduação, como o Enade; o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado; o corpo docente; bem como a percepção dos estudantes sobre seu processo formativo.

De acordo com o coordenador do curso, Marcus Vinícius da Silva, o resultado demonstra a qualificação do corpo docente e direção do campus. “Acredito que essa excelente nota está relacionada ao corpo docente altamente qualificado que atua no curso de Educação Física. Também vale ressaltar todos esforços que a chefia do Instituto de Ciências da Vida (ICV) e a diretoria do campus fizeram ao longo dos últimos anos, junto a administração superior, para manter a qualidade da infraestrutura de nossos ambientes de ensino, extensão e pesquisa. Mesmo essas estruturas sendo alugadas ou cedidas por meio de parcerias, são as melhores da cidade e região. O curso de Educação Física com boa infraestrutura, mesmo não sendo a ideal (de um campus), somado ao corpo docente qualificado gera bons frutos”.

Das 33 graduações da Universidade Federal de Juiz de Fora avaliadas no ciclo Enade 2021, 32 alcançaram as melhores notas no CPC, ficando nas faixas 4 e 5. O curso de Educação Física foi o único a ser avaliado no campus Governador Valadares.