O ciclo de palestras “UFJF no mês de estudos da obesidade – Um novo jeito de olhar” acontece no dia 31 de março, das 14h às 18h, no Anfiteatro das Pró-Reitorias. A ação é organizada pelo serviço de Endocrinologia e Metabologia da

 Universidade e contará com palestras sobre as novas abordagens médicas em relação à obesidade, como cuidados com o paciente e consulta motivacional. A entrada é gratuita e não é preciso fazer inscrição prévia. Médicos clínicos e especialistas interessados no assunto formam o público-alvo do encontro. 

O tema é inspirado no mote da campanha pelo Dia Mundial da Obesidade, comemorado em 4 de março e realizada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) e pela Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso): “Obesidade: um novo jeito de olhar”. A intenção é alcançar uma abordagem empática, humanizada e multidisciplinar para uma doença crônica, multifatorial e com alta prevalência mundial. 

De acordo com a professora do Departamento de Clínica Médica e endocrinologista, Christianne Leal, fatores internos e externos podem ser causadores da obesidade. “Genética, histórico familiar de obesidade, sedentarismo, hábitos de vida modernos, alimentação com ultraprocessados com alto teor de gorduras, diminuição e piora da qualidade do sono”, lista a docente, que integra a organização do evento. 

O uso de alguns medicamentos e a ocorrência de doenças endócrinas como a Síndrome de Cushing, que gera excesso do nível de cortisol, também são indutores do quadro. Assim como a obesidade tem diversos fatores, o tratamento também é multidisciplinar: passa por aumento da atividade física, melhora da qualidade da alimentação e possível uso, com orientação médica, de medicamentos auxiliares. 

“Um modo de descobrir se uma pessoa está com excesso de peso é calcular o Índice de Massa Corporal (IMC): dividir o peso atual pela altura em metros ao quadrado. Se o indivíduo tem IMC maior que 30, configura obesidade”, explica Christianne Leal. A medida, no entanto, não é o único parâmetro – outros métodos alternativos ou complementares também são usados por profissionais de saúde para determinar as condições dos pacientes. 

Também participam da organização do evento as professoras Danielle Guedes e Lize Vargas, do Serviço de Endocrinologia e Metabologia, e Carla Lanna, do Departamento de Fisiologia. O serviço de Nutrição, liderado pela professora Nathércia Percegoni, é colaborador do ciclo de palestras. Em 4 de março, Dia Mundial da Obesidade, o serviço de Endocrinologia e Metabologia realizou uma ação no campus da UFJF, com caminhada e alongamento orientados por um instrutor de atividade física. 

Confira o cronograma do encontro:

14h: “Um novo jeito de olhar: abordagem e tratamento dos indivíduos que vivem com excesso de peso”. Palestrante: Danielle Guedes – professora do Departamento de Clínica Médica da UFJF e endocrinologista

14h50: “Consulta motivacional no tratamento das pessoas com obesidade”. Palestrante: Isabel Weiss – psicóloga

Coffee break

16h: “Combinação de bupropiona/naltrexona: nova perspectiva terapêutica na abordagem da obesidade”. Palestrante: Thaís Palumbo – farmacêutica 

17h: “O fígado do indivíduo com obesidade: uma atualização em doença hepática gordurosa metabólica. Palestrante: Rodrigo Moreira – ex-presidente da Sbem, professor do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos de Juiz de Fora (Unipac) e do Centro Universitário de Valença (Unifaa), endocrinologista 

Outras informações: Instagram Abordagem do Excesso de Peso