Estão abertas as inscrições para professores interessados em oferecer cursos de curta duração com nível de graduação no Global July 2023. Esta será a sexta edição do evento de internacionalização organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os docentes interessados podem se candidatar por meio de formulário eletrônico até o dia 26 de março. 

Essa etapa é voltada para a seleção de propostas de cursos que serão ministrados on-line entre 24 de julho e 4 de agosto, pela plataforma Google Classroom. O foco é na oferta de cursos para estudantes de graduação, mas o docente poderá especificar se há a possibilidade de ampliação para pós-graduandos. 

Podem participar professores brasileiros, da UFJF e de outras instituições de ensino superior do Brasil e do mundo. Os cursos devem ser ministrados em idioma estrangeiro. A DRI recomenda que a duração de cada aula seja de duas horas, e que o curso tenha carga horária total de até 15 horas.

Docentes interessados em participar, mas que não fazem parte do quadro da UFJF, precisam ter suas propostas supervisionadas por um professor da Universidade. A submissão do curso será feita por um docente da UFJF e o acesso ao formulário só pode ser feito por meio de e-mail institucional. 

Projeto contribui para a internacionalização da instituição

Esta é a segunda chamada direcionada a professores interessados em ministrar cursos no Global July 2023. A primeira foi realizada em fevereiro e voltada para disciplinas de pós-graduação, em uma parceria da DRI com a Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp). A iniciativa, de acordo com a membro da equipe do Global July, Clarissa Campos Figuerôa, representa um avanço em relação à internacionalização dos programas de pós-graduação da UFJF. 

“Temos três programas de pós-graduação com nota 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que precisam consolidar essa nota e vários programas com nota 5, também querendo chegar a essa outra pontuação. E a internacionalização é um fator muito importante na medição do conceito dos PPGs”, afirma Clarissa, citando os resultados da mais recente avaliação quadrienal da Capes (2017-2020), cuja classificação tem escala de 1 (nota mínima) a 7 (nota máxima). 

A sexta edição do Global July está prevista para ser realizada entre os dias 17 de julho e 12 de agosto. Poderão assistir às aulas, alunos da UFJF, de universidades com professores ofertantes de cursos neste ano, de instituições parceiras da Universidade e da Rede UniMinas, formada por universidades do estado de Minas Gerais. Professores e servidores da UFJF também podem se inscrever nos cursos. As datas de inscrição serão informadas posteriormente. 

Contato:

Diretoria de Relações Internacionais (DRI): (32) 2102-3389

E-mail: globaljuly@ufjf.br