Somente no primeiro semestre de 2022, o Brasil registrou mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra mulheres (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Laboratório de Linguística Computacional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), FrameNet Brasil (FN-Br), firmou uma parceria internacional para o desenvolvimento de ferramentas para a identificação de violência contra mulheres a partir de dados públicos do sistema de saúde. A colaboradora do projeto é a organização global Vital Strategies, atuante no fortalecimento de sistemas públicos de saúde. A iniciativa é financiada pela Fundação Patrick J. McGovern, dedicada ao desenvolvimento social por meio da aplicação de ciência dos dados e inteligência artificial.

Utilizando métodos de análise linguística, as equipes da FN-Br e da Vital Strategies realizarão um mapeamento de padrões semânticos nos textos de campos abertos de prontuários eletrônicos preenchidos em unidades de saúde da cidade paulista de São Caetano do Sul – a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) também são parceiras do projeto.

As informações extraídas desses prontuários serão cruzadas com dados de sistemas de registro de internações, mortes e notificação de violência, que também serão analisados linguisticamente. Isso significa que, ao identificar correlações entre os dados iniciais e os finais, será possível fornecer embasamento ao desenvolvimento de políticas públicas para a identificação precoce e a prevenção de casos de violência.

“Quando se analisa uma base de dados tão grande, olhando apenas para aqueles campos parametrizados – como sexo, idade ou renda, por exemplo – ou os códigos pré-formatados da causa de um atendimento médico ou de uma notificação, isso desvia o olhar da parte mais subjetiva dessas avaliações e desses registros em campos abertos”, pondera o professor do Departamento de Letras e coordenador do FN-Br Tiago Torrent. “Quando se alia uma metodologia como a da FrameNet que associa metadados a esses textos, a consequência é trazer uma informação linguística que parecia vaga, difusa ou imprecisa, para um domínio em que ela possa ser objeto de análise de dados através de ferramentas computacionais.”

Relevância internacional

A gerente sênior da Vital Strategies, Sofia Reinach, afirma que “o objetivo do projeto é desenvolver uma ferramenta que dê aos profissionais de saúde novos instrumentos para identificar precocemente vítimas de violência e, com isso, prevenir o agravamento das violências”. A organização já trabalha com a identificação de trajetórias de mulheres vítimas de violência a partir de dados públicos de saúde. A parceria com a FrameNet Brasil permitirá, justamente, expandir as análises que já são feitas com a inclusão de metodologias de análises de dados em campos abertos.

Assim, trata-se também de mais uma ação que reforça a inserção internacional e, também, social do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFJF, uma vez que há a atuação direta da mestranda Lorena Tasca, que desenvolve sua dissertação focada na modelagem do domínio da violência de gênero em termos de frames.

Outro aspecto importante, este destacado por Tiago Torrent, é a previsão de uma série de estratégias de anonimização dos dados, além do constante monitoramento das dimensões éticas envolvidas na abordagem da violência baseada em gênero. O projeto, intitulado “Data linkage e análise textual baseada em frames para identificação de casos candidatos de violência baseada em gênero em territórios”, terá duração de 9 meses.

Violência de gênero no Brasil

Mulheres fazem ato em Brasília para denunciar o feminicídio (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Conforme a divulgação feita pelo Governo Federal em agosto do ano passado, somente no primeiro semestre de 2022, o Brasil registrou mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra mulheres. Já segundo o monitoramento da plataforma digital Violência contra as Mulheres em Dados, no Brasil, uma menina ou mulher é estuprada a cada 10 minutos; três mulheres são vítimas de feminicídio a cada dia; uma travesti ou mulher trans é assassinada no país a cada 2 dias; e 26 mulheres sofrem agressão física por hora.

Subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas, como é o objetivo do projeto do FN-Br, pode ajudar diretamente a prevenir casos de violência contra mulher – um exemplo é que, por meio delas, é possível garantir o acesso das mulheres à assistência social e saúde, bem como capacitar os profissionais envolvidos no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. Outro exemplo é a incorporação do conceito de gênero na definição de violência contra a mulher, explicitando que esta pode ser de diferentes tipos e ocorrer em variados contextos. Essa abordagem permite que sejam desenvolvidos programas específicos para cada tipo de violência; e o levantamento de dados, nesse sentido, auxilia na construção de políticas públicas voltadas para o enfrentamento dessa questão.

Pesquisa está alinhada aos ODS da ONU

As ações de pesquisa da UFJF estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A pesquisa citada nesta matéria se alinha ao ODS 3 (Saúde e bem-estar), ODS 5 (Igualdade de gênero), ODS 16 (Paz, justiça e instituições eficazes) e ODS 17 (Parcerias e meios de implementação).

Confira a lista completa no site da ONU.

Outras informações:

FrameNet Brasil