Estão abertas as inscrições para os cursos do programa de extensão Boa Vizinhança Línguas, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os interessados devem preencher formulário on-line ou comparecer – de posse dos documentos indicados no edital – na secretaria da Pró-reitoria de Extensão, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e 13h às 17h, no prédio da Reitoria, no campus de Juiz de Fora. O prazo vai até 1º de março. Confira o edital na íntegra aqui.

Vagas

São disponibilizadas 280 vagas, sendo 35 vagas em cada um dos oito cursos disponíveis. Antes de se inscrever, o candidato deve se certificar se conseguirá participar das aulas nos horários determinados. Cada curso tem a duração de três semestres letivos, divididos em três módulos, com carga horária de 60 horas por semestre.

A iniciativa, coordenada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) em parceria com a Faculdade de Letras (Fale), tem por objetivo oferecer aos moradores dos bairros do entorno da Universidade a oportunidade de aprendizagem gratuita de vários idiomas. As aulas serão realizadas presencialmente a partir de 20 de março.

“O Boa Vizinhança Línguas busca nos aproximar, cada vez mais, das pessoas que moram próximas a nós e propor que tenham acesso a UFJF, por meio dos seus equipamentos e programas, para que possam estar inseridas na nossa comunidade acadêmica. Além disso, nos ajuda a aprimorar a formação dos nossos alunos, por meio da oportunidade de trocas que são estabelecidas em projetos e programas de extensão como este”, aponta a pró-reitora adjunta de Extensão, Fernanda Cunha.

Inscrições e requisitos

Podem participar do processo seletivo, candidatos que estudaram em escola pública ou como bolsistas integrais de instituições particulares, que não tenham vínculo com nenhum curso de graduação ou pós-graduação da UFJF. As vagas são destinadas, preferencialmente, para moradores do entorno da Universidade e, caso não sejam preenchidas, serão direcionadas para interessados dos demais bairros.

Também é exigida como escolaridade mínima o ensino fundamental. Quanto à faixa etária, para todas as turmas o candidato deve ter 16 anos ou mais, com exceção da língua inglesa, para a qual o aluno deve ter idade mínima de 18 anos. Cada candidato pode se inscrever em até três opções dos cursos, sendo contemplado somente em uma delas. A lista final com os selecionados será divulgada em 10 de março.

Caso o número de candidatos inscritos supere as 35 vagas oferecidas por curso, será feito sorteio público, a ser transmitido pelo canal no YouTube da Pró-reitoria de Extensão da UFJF, no dia 9 de março, às 15h. Também serão listados 15 candidatos excedentes, que constarão na lista de espera de cada língua oferecida, para o caso de desistências.

O Boa Vizinhança Línguas foi criado em 1998 e, atualmente, reúne uma equipe de 16 professores e 24 bolsistas, responsáveis pelas aulas.

Outras informações:

boavizinhanca.extensao@ufjf.br

(32) 2102–3992, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h às 17h.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf