Obra tem artigos já publicados e pesquisas com pacientes e cuidadores da Nefrologia (Imagem: Divulgação)

Psicologia em Nefrologia é um assunto muito escasso na literatura científica na área da Saúde. Com a edição do livro “Psicologia e Nefrologia: teoria e prática”, esta lacuna está sendo preenchida. A obra é organizada por Natália Fernandes, nefrologista e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), chefe do Serviço de Terapia Renal Substitutiva do Hospital Universitário da UFJF (HU-UFJF, sob gestão da Ebserh), e Beatriz Pereira, psicóloga, pesquisadora e professora da Faculdade de Ciências Médicas e UniAcademia.

Ainda que seja uma patologia que carrega uma carga pesada de distúrbios psicológicos, psiquiátricos e neurológicos, como explica Natália, ainda não havia uma publicação sobre Psicologia em Nefrologia. “As máquinas de diálise só adquiriram a tecnologia de hoje na década de 1990, até então a nossa preocupação era a sobrevivência do paciente. Agora, como se sobrevive bem, começou-se a pensar sobre a qualidade de vida proporcionada aos pacientes”, reflete.

“Daí a importância de um olhar mais voltado para a saúde mental: ansiedade, estresse, depressão, declínio cognitivo, como são percebidos os inúmeros lutos que vão sofrendo com a doença, como a dieta restritiva, a vida social limitada, quando não conseguem mais trabalhar para estar na terapia dialítica, por exemplo, e uma série de perdas que vão sofrendo, até o convívio muito próximo com a morte.”

As profissionais organizaram o livro a partir de artigos já publicados e pesquisas da psicóloga Beatriz, com pacientes e cuidadores da Nefrologia, quando discente do mestrado e do doutorado do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Nefrologia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde (PPgS).

Participação internacional

Natália Fernandes, nefrologista e professora da UFJF, apresentou resultados da pesquisa na Universidade do Porto (Foto: Arquivo pessoal)

Como resultado do livro, as pesquisadoras foram convidadas recentemente pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto para ministrar aula na pós-graduação de Psicologia, especificamente sobre Psicologia em Nefrologia, área que carece de profissionais especializados em todo o mundo. Ela destaca o fato da aula ter sido estruturada com informações do Serviço de Nefrologia do HU-UFJF e com os trabalhos produzidos no núcleo do PPgS.

Ao montar a aula, abordou-se desde a pré-diálise, terapia dialítica, transplante, pós-transplante, abordagem dos cuidadores dos pacientes até a religiosidade, felicidade. “Nós percorremos os vários olhares que se pode ter do ponto de vista da saúde mental desse paciente. O que me deixou mais feliz foi abordar o assunto com a nossa literatura, mostrar o nosso serviço, dados e estudos produzidos. Descobrimos que temos, sim, uma linha de pesquisa nesse nível. Vimos como é positivo também para nós dispor de uma equipe multiprofissional, fato que nos chamou a atenção por não existir em Portugal”, afirma a médica.

A melhor abordagem que podemos ter para esse paciente é desses múltiplos olhares que acrescentam, e não é medicalocêntrica. “Às vezes, estamos muito focados no problema, vem um lúdico na sala e muda esse olhar, torna a coisa mais leve, de uma doença que já é tão pesada, então isso faz muito bem. E o melhor foi mostrar o nosso serviço na Universidade do Porto, que inclusive ficou muito aberta a propor trabalhos em parceria conosco.”

Pesquisa está alinhada aos ODS da ONU

As ações de pesquisa da UFJF estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa citada nesta matéria se alinha ao ODS 3 (Saúde e bem-estar).

Confira a lista completa no site da ONU.

Sobre a publicação:

Psicologia e Nefrologia: teoria e prática

Organizadoras: Beatriz dos Santos Pereira, Natália M. S. Fernandes.

Editora: Sinopsys

Ano 2022 – 1ª Edição