Campanha quer reduzir a quantidade de comida que vai para o lixo diariamente. (Imagem: divulgação)

O desperdício de alimentos é um problema mundial. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 17% de toda a comida produzida no planeta vai para o lixo. No Restaurante Universitário do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) o contexto não é diferente. Atento a isso, o RU Centro promove a campanha #PratoLimpo, cujo objetivo é reduzir o chamado índice de resto-ingestão (RI) para menos de 5% por dia.

Nutricionista do RU e idealizadora da campanha, Jaysa Ladeira Ramos explica que o RI se refere à “relação entre o resto devolvido nas bandejas dos usuários (no caso, comida jogada fora no lixo orgânico) e a quantidade de preparações oferecidas, expressa em percentual”. No dia 14 deste mês, por exemplo, esse índice ficou em quase 7%.

Embora o percentual diário registrado tenha permanecido entre 5% e 10%, o que é considerado regular, a meta é diminuir esse RI para menos de 5%, índice que classificaria o RU Centro como “ótimo”. E para chamar a atenção a equipe do RU Centro criou um ‘desperdiçômetro’, que registra a quantidade de alimentos jogados fora pelos usuários diariamente.

Painel registra a quantidade de alimentos desperdiçados diariamente.

A campanha vai até esta quinta-feira, 22, mas a conscientização não tem prazo de validade. Por isso, você que é usuário dos restaurantes do campus, quando for se servir, lembre-se de colocar no prato apenas a quantidade de alimentos que conseguirá consumir. A universidade e o planeta agradecem.