Medalha JK recebe 27 homenageados, indicados pela Administração Superior e por todas as unidades acadêmicas dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares (Foto: Twin Alvarenga)

Há mais de 60 anos, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se projeta em cenários nacionais e internacionais, por meio de iniciativas realizadas pelos corpos docente, estudantil e pela equipe de trabalhadores – servidores e terceirizados – que se dedicam em prol do ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação. Para celebrar o aniversário da UFJF, e aqueles que compõem o mosaico de histórias que constroem a Universidade, todos os anos, profissionais de destaque que passaram pela Instituição – ou que ainda estejam atuando – são homenageados com a Medalha JK.

Neste ano, a Medalha JK volta ao formato presencial e acontece no dia 21 de dezembro, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), às 18h, espaço em que 27 homenageados, indicados pela Administração Superior e por todas as unidades acadêmicas dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, receberão a maior honraria em homenagem a atuação na Universidade.

Nesta edição, entre os homenageados estão o ex-prefeito de Juiz de Fora, Antônio Carlos Guedes Almas; e a ex-secretária de Saúde de Juiz de Fora e deputada federal eleita, Ana Cristina de Lima Pimentel. A medalha também será concedida in memoriam aos professores Guilherme Gouvêa de Figueiredo e Leonardo de Oliveira Carneiro e o técnico-administrativo Paulo Dimas de Castro. Confira a relação de homenageados.

Reconhecimento

Nascimento coordenou projeto de extensão que vacinou mais de 50 mil juiz-foranos contra a Covid-19 (Foto: Alexandre Dornelas)

No combate à Covid-19, um grupo de professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Medicina, Fisioterapia, Odontologia e residentes da área de saúde se uniram em torno do projeto de extensão “Juntos contra a Covid-19” – que aplicou mais de 50 mil doses de vacinas na população juiz-forana. Pela atuação, o coordenador do projeto, Thiago Cesar do Nascimento, é um dos homenageados do ano com a Medalha.

“A UFJF ofereceu toda minha formação acadêmica durante 11 anos. Há oito anos, como docente, dedico todos os meus esforços para contribuir de alguma forma para seu desenvolvimento, por isso, é motivo de muito orgulho ser agraciado com a maior honraria concedida pela Universidade. Minha atuação (no projeto) só foi possível por ter ao meu lado outros colegas docentes, TAEs e discentes que também aceitaram o mesmo desafio”, resume o  professor da Faculdade de Enfermagem.

Vida cultural

Indicada pelo Instituto de Artes e Design (IAD), a pró-reitora de Cultura, Valéria Faria, possui uma trajetória de vida que se confunde com a própria relação que constitui com a Universidade. Como ex-aluna, professora, pró-reitora de Cultura, entre outras atuações no âmbito institucional, tem demonstrado comprometimento com a vida cultural da cidade, com suas imagens, sua memória, seus sons, seus objetos e sobretudo, com seus artistas. 

Valéria é comprometida com a vida cultural da cidade, sobretudo, com seus artistas (Foto: Carolina de Paula)

“Essa é sem dúvida uma homenagem que muito me emociona e gratifica, pois receber a principal honraria concedida pela UFJF representa o maior reconhecimento que poderia alcançar do trabalho que tenho desenvolvido como artista, docente e gestora desde o ingresso na instituição, há quase 30 anos”, celebra Valéria. 

Em agradecimento ao IAD e à UFJF, Valéria comenta o especial momento político nas áreas artísticas e da educação. “Vivemos, nos últimos anos, tempos tão difíceis e desafiadores, e essa homenagem nos proporciona alegria, estímulo e motivação para continuarmos lutando pela educação pública e pela democratização da cultura no Brasil. Esse é um momento único na minha trajetória pessoal e profissional, e me sinto muito honrada.”

Afetos

Alocado na Faculdade de Comunicação por 20 anos, Jocemar foi mentor de muitos professores e jornalistas (Foto: Carolina de Paula)

Homenageado pela Faculdade de Comunicação (Facom), o trabalhador terceirizado Jocemar de Souza foi escolhido pela exemplar trajetória profissional na radiodifusão em Juiz de Fora e pela imensa contribuição para o desenvolvimento de sonhos e carreiras dos estudantes da unidade. Para além do ágil apertar de botões nos estúdios, ou do ajustar de equalizadores, ele esteve sempre a postos para acolher as turmas e torcer pelo sucesso profissional dos alunos na Rádio Facom.

Souza ficou alocado na Facom por 20 anos, sendo um dos mentores dos muitos professores e jornalistas formados pela faculdade. “É uma honra receber essa homenagem, não esperava. Dei o meu melhor e ensinei tudo o que eu sabia para os alunos que passaram por aqui, inclusive, muitos já são repórteres formados na cidade. Só tenho a agradecer por essa homenagem, principalmente, aos professores Álvaro Americano, Ricardo Bedendo, Márcio Guerra, Fred Belcavello, que muito me ajudaram durante essa trajetória.” Atualmente, atua no Restaurante Universitário, onde foi igualmente bem recebido pela equipe. 

Consolidação da história

Com uma atuação que extrapola o âmbito da UFJF, já foi homenageado pela Câmara de Governador Valadares (Foto: Dante Rodrigues)

Com uma atuação que extrapola o âmbito da UFJF, já tendo sido homenageado pela Câmara de Governador Valadares por sua contribuição enquanto docente e gestor no desenvolvimento da cidade de Governador Valadares, o professor do Instituto de Ciências da Vida (ICV), Leandro Cardoso, destaca que receber a Medalha JK, maior honraria concedida pela UFJF, por indicação da comunidade acadêmica do ICV, traz muito orgulho e alegria. 

“Representa o reconhecimento por um trabalho, o qual deve-se destacar só foi possível  com a atuação do conjunto de servidores que vivenciam o ambiente extremamente peculiar do Campus Governador Valadares. Assim, neste momento, sinto que represento estes resilientes servidores, muitos com trajetória que justificam ser agraciados com essa honraria”, comenta Cardoso. Entre os objetivos da carreira,  cita a consolidação do ICV e do Campus de GV, “se reinventando e buscando soluções para as demandas desafiadoras que se apresentarem a esse servidor público, docente e gestor”, finaliza.

Medalha JK

A Medalha Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira foi criada pela UFJF em 2003 para homenagear ex-alunos da Instituição que se projetaram no cenário nacional, a partir dos anos 1960. Em 2016, a honraria foi estendida aos docentes, técnico-administrativos em educação e, ainda, a pessoas da comunidade que tenham prestado importantes serviços à Universidade.

A lista dos homenageados é definida a partir da indicação das unidades acadêmicas e da Administração Superior e apresentada em reunião do Conselho Superior (Consu). Tradicionalmente, a entrega da medalha acontece em uma data próxima ao aniversário da UFJF, 23 de dezembro, em cerimônia solene.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF