Último drive-thru encerra parceria da UFJF com a Prefeitura para imunização neste formato de ação (Foto: Carolina de Paula)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerrou a parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para a aplicação de vacinas contra o coronavírus em drive-thru. O último deles, realizado neste sábado, 11, teve aplicação de 414 doses, totalizando 53.263 imunizantes disponibilizados à população por meio do projeto de extensão “Juntos contra a Covid-19”.

O trabalho de imunização começou em fevereiro, sendo 30.813 doses aplicadas nos 40 drive-thrus no campus universitário; 21.113 nas 36 ações desenvolvidas no Restaurante Universitário (RU-Centro); e outras 1.003 em duas atividades no Departamento de Saúde do Idoso (DSI). Ao todo, cerca de 150 pessoas estiveram envolvidas na ação.

“Vocês abriram mão de muitos finais de semana e abraçaram essa causa. O município alcançou quase 1 milhão de pessoas vacinadas, o que possibilitou um cenário para que, aos poucos, pudéssemos retomar a normalidade das nossas vidas. Espero que em 2022 essa parceria se renove e que possamos trabalhar juntos em nome do bem-estar coletivo”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde da PJF, Jonathan Tomaz, em visita ao drive neste sábado.

Outros formatos de parceria para aplicação de vacinas contra a Covid-19 em Juiz de Fora ainda poderão ser efetivados no próximo ano, de acordo com a necessidade e interesse das instituições. Agora, as tendas em frente à Faculdade de Educação, que recebeu os drives, serão desmontadas.

Para o reitor Marcus David, os resultados do projeto trazem perspectiva de um país melhor (Foto: Carolina de Paula)

Para o reitor, Marcus David, “apesar dos ataques que as universidades públicas estão sofrendo, no sentido de pessoas que não acreditam na ciência, atividades como essa são motivos de resistência. Mais de 53 mil pessoas foram vacinadas por vocês. Trabalhos como esse são perspectivas de um futuro de nação sem desigualdades.” 

A vice-reitora, Girlene Silva, fez coro às palavras de David, agradecendo o empenho de todos os envolvidos, e o fortalecimento da parceria entre a UFJF e a PJF. “Fizemos o que exige a nossa profissão. Reforçamos o papel da universidade pública e do Sistema Único de Saúde (SUS), que estava invisibilizado. O aprendizado da pandemia é algo que não veremos em nenhum outro lugar. Em nome da Universidade, digo que temos orgulho dessa ação e do nosso papel junto à sociedade. Agradeço pela possibilidade do encontro, do reencontro e de aprender com todos vocês.”

Última dose sob aplausos

Coordenador do projeto, Thiago Nascimento aproveitou para tomar sua dose de reforço e ganhou aplausos da equipe pelo trabalho (Foto: Carolina de Paula)

Sob aplausos, o coordenador da ação extensionista, “Juntos contra a Covid-19”, professor da Faculdade de Enfermagem Thiago César Nascimento tomou a última dose aplicada no drive, sua dose de reforço, depois de 11 meses trabalhando nas atividades. Segundo Nascimento, o sentimento que fica é o de satisfação pessoal e felicidade por ter colaborado no combate à pandemia. Ainda ressalta que as lembranças são marcadas pela abnegação de colegas professores, técnico-administrativos em Educação (TAEs) e estudantes de graduação e pós-graduação que se dispuseram a estar presentes no cumprimento desta ação.

“Faço um destaque especial às equipes da Diretoria de Imagem Institucional, vigilância, manutenção e limpeza, e aos trabalhadores do restaurante universitário que nunca hesitaram em prestar apoio para nossa equipe. Sem eles nada disso seria possível”, afirma o professor da Faculdade de Enfermagem. “E por fim, a gratidão das pessoas que se vacinaram conosco, manifestada por meio de palavras de agradecimento, cartazes, gestos emocionados e até mesmo alguns presentes como flores, doces e biscoitos. Toda essa manifestação de carinho significava a certeza que estávamos no caminho certo. Assim, nos despedimos, nos colocando sempre à disposição quando a sociedade precisar.”

Equipe destaca a gratidão e o aprendizado

Professores e alunos compartilham o mesmo sentimento de gratidão em poder ajudar no combate à Covid e comemoram último drive da UFJF (Foto: Carolina de Paula)

Para a professora da Faculdade de Enfermagem, Marluce Rodrigues Godinho, o sentimento presente no último dia de drive-thru é o dever cumprido. “Estávamos em uma guerra contra esse inimigo super microscópico e agora estamos conseguindo trazer uma melhoria para saúde da população”, descreve Marluce, lembrando que a ação começou ainda pequena, com apoio na imunização contra a Influenza e cresceu com o passar dos meses.

O sentimento de gratidão em poder contribuir com a sociedade é coletivo nos integrantes do projeto. Segundo a professora do curso de Enfermagem, Camila Quinetti, a sensação de sair de casa para fazer o bem, apesar de todas as dificuldades, medos e anseios, foi fundamental durante a sua participação nos 11 meses de ação. “Deixávamos os nossos filhos e a nossa família para trabalhar nesse projeto, que tanto acreditamos”, se emocionou Camila.

Cerca de 150 pessoas participaram das atividades do projeto nos seus 11 meses (Foto: Carolina de Paula)

Para as 150 pessoas que trabalharam na imunização foi preciso colocar o “fique em casa” de lado para cuidar do próximo. De acordo com a estudante Rafaela Rangel, como futura profissional de Enfermagem, “foi muito grande toda essa experiência, pois, além das amizades que fizemos com os professores e colegas, pudemos perceber que os docentes nos ensinaram a ser profissionais, mas também a lidar com as emoções tanto as nossas, como com a dos outros”.

Os 40 drives-thru disponibilizaram imunizantes da Astrazeneca, Coronavac e Pfizer, no entanto, no início da campanha de vacinação, a pouca disponibilidade de doses e as restrições de aplicação a grupos prioritários traziam desafios para a equipe. “Nós sofríamos por saber que não era todo mundo que teria acesso a vacinação. Agora, sabemos que todo mundo tem a oportunidade de estar protegido”, diz a estudante do oitavo período do curso de Enfermagem, Ediane Mendes Lins. “Pensando profissionalmente, é algo que realmente mudou o meu modo de olhar, de tratar o público e o de ser profissional. É incomparável. Eu acho que ninguém consegue passar por essa experiência, como a gente viveu aqui durante esses meses, e não levar o sentimento para a vida.”

Alunas lembraram os desafios do cuidado com o próximo e o aprendizado permitido pelo projeto (Foto: Carolina de Paula)

A residente do curso Multiprofissional em Saúde da Família, Magali Carla Cordeiro, reforça o papel da Universidade como parceira da campanha. “Se hoje temos um número considerável de pessoas imunizadas, o nosso drive-thru, sem dúvidas, foi uma das principais ferramentas nessa agilidade do processo na cidade”, apontou Magali. A colega Priscila Cristina Santana conta que entrou na residência assim que começou a pandemia. “Foram muitas vidas perdidas e poder participar do drive-thru, para mim, foi um momento muito emocionante. Ver todo mundo trabalhando em equipe, foi um dos momentos mais bonitos que já presenciei”. 

Leia mais:

“Juntos contra a Covid” soma mais de 52 mil doses de vacina aplicadas

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF