Enquanto o gabarito oficial do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2023 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) não está disponível, fomos buscar as impressões de estudantes sobre o primeiro dia de provas do certame, no último sábado, 3. Entre os temas presentes no exame, a questão dos povos indígenas no Brasil foi a mais citada pelos candidatos. As desigualdades socioeconômicas e de oportunidades entre diferentes camadas sociais do país também chamaram a atenção dos concorrentes. 

Maria Fernanda acredita que o primeiro dia de provas exigiu muita capacidade de interpretação e leitura (Foto: Igor Santos)

A estudante Maria Fernanda Lobo Rezende, 18, presta o módulo III com foco na área de Humanas. Na avaliação da jovem, a execução das provas do primeiro dia demandou capacidade de interpretação por parte dos candidatos. “Questões de Língua Portuguesa e Literaturas, principalmente nas questões abertas. Tem que saber o conteúdo, de uma forma geral, e interpretar”, conta. 

A questão indígena foi o que mais chamou a atenção da estudante. “Esteve nas provas de Sociologia, Língua Portuguesa, Literatura, Biologia, Matemática. Achei bem interessante porque é um tema muito importante”, avalia a candidata que veio de Conselheiro Lafaiete (MG) para fazer a prova. A prova de Literatura, por exemplo, abordou colonialismo, relação entre cultura indígena e cultura europeia, entrou outros temas, trazendo textos de Cláudio Manuel da Costa e as Cartas Chilenas de Tomás Antônio Gonzaga.

Gustavo Figueiras lembrou das reportagens sobre o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips (Foto: Carolina de Paula)

Ainda em relação aos povos originários, uma questão objetiva da prova de Língua Portuguesa no módulo II impactou o estudante Gustavo Filgueiras Fontes, 17. O assunto abordado foi o sequestro e assassinato do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian. Os dois sofreram uma emboscada enquanto viajavam de barco pela região do Vale do Javari, na Amazônia. Pereira tinha uma atuação em defesa das comunidades indígenas e Phillips cobria os conflitos de terras e a situação dos povos originários da região.

“O texto na prova falava sobre eles, sobre as mortes de indígenas por questões relacionadas à invasão de terras indígenas, o desmatamento. Na hora eu me lembrei das reportagens sobre o tema, que eu assisti na televisão”, afirma o estudante, morador de São João Nepomuceno, na Zona da Mata mineira. 

“O Brasil não foi descoberto por portugueses, foi tomado”, diz Amanda Macedo sobre a questão indígena  (Foto: Carolina de Paula)

Também de São João Nepomuceno, a estudante Amanda Macedo, 16, destacou o texto da prova de Língua Portuguesa do módulo II sobre a líder indígena e deputada federal eleita Sônia Guajajara. Temas como invisibilidade social, genocídio dos povos indígenas e ecocídio também foram abordados. 

“Eu acho muito interessante, porque infelizmente aqui no Brasil, os indígenas não são vistos como nativos. O Brasil não foi descoberto por portugueses, foi tomado. Então acredito que esse é um tema que deve ser abordado porque os indígenas devem ser tratados como povo brasileiro”, finaliza. 

Outras atualidades também fizeram parte da prova de Geografia do módulo I que contou com o tema da erosão do solo, a partir do acidente em Capitólio (MG). 

Disparidades entre homens e mulheres também foram destacadas

Tainá Silva destacou a questão sobre as desigualdades sociais nos dados de insegurança alimentar no país (Foto: Carolina de Paula)

As desigualdades socioeconômicas também estiveram entre a relação de temas do Pism 2023. A estudante Tainá Rodrigues da Silva, 18, ressaltou uma questão da prova discursiva de Sociologia do módulo III. A pergunta era sobre os níveis de segurança alimentar em diferentes estratos sociais.  

“Segundo a questão, homens brancos têm mais segurança alimentar do que mulheres tanto brancas, quanto negras ou pardas. Elas têm mais insegurança alimentar após um período de tempo. Acho extremamente importante esses temas serem tratados. Teve uma questão em que eu abordei a falta de empregos e oportunidades para mulheres”, conta a jovem que veio de Barbacena (MG) para fazer a prova e deseja entrar no curso de Direito. 

Agora a estudante espera conseguir um resultado positivo. “Quando eu pesquisei a UFJF, me apaixonei. Aqui é um espaço muito bom, aberto ao público. A cidade toda me encantou demais”.  

Matemática, Biologia e Química

Na Biologia chamou atenção a presença de grande parte de assuntos ligados à ecologia, como impactos ambientais; já a Química trouxe questões de tabela periódica, ligações químicas, química orgânica, entre outros. Matemática, apontada como uma das matérias com maior grau de dificuldade para muitos candidatos, reuniu questões de geometria, funções, estatística, análise combinatória, dentre outras, de acordo com o conteúdo de cada ano.

Gabaritos

Os gabaritos serão publicados neste domingo, 4, a partir das 19h. O gabarito oficial, finalizados todos os recursos, será divulgado até o dia 2 de fevereiro de 2023. 

As notas das provas e o resultado final do módulo III serão divulgados em 19 de janeiro e 2 de fevereiro de 2023, respectivamente. Já as notas das provas dos módulos I e II serão divulgadas no dia 14 de março de 2023. O resultado final dos exames ficará disponível em 23 de março de 2023. As informações serão disponibilizadas no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).