De acordo com Resolução, UFJF deverá fazer levantamento de todos os seus bens

O Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGRC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou, no dia 8 de novembro, a Resolução nº 05/2022, que determina normas sobre a gestão de patrimônios móveis e prevê a realização de um inventário dos bens permanentes da Instituição. Para explicar sobre o funcionamento deste levantamento, a Gerência de Patrimônio da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) realizou na tarde da última terça-feira, 22, uma capacitação, voltada para trabalhadores de diversas unidades acadêmicas e da Proinfra.

Segundo o capítulo IX da Resolução publicada na página da Diretoria de Integridade e Controle Institucional, o inventário de bens permanentes tem por objetivos, entre outros, a confirmação dos registros patrimoniais cadastrados no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) e a real existência física dos mesmos; possibilitar o levantamento global do acervo da Universidade; a atualização dos dados de bens permanentes; e disponibilizar tais informações a órgãos fiscalizadores.

A pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão da UFJF, Janezete Marques, iniciou a capacitação apresentando a solução encontrada pelo campus Governadores Valadares, que desenvolveu uma plataforma on-line para cadastro dos bens móveis da Universidade. Ela explicou que a metodologia utilizada será bastante útil para padronizar em toda instituição.

“Não me lembro de nenhum outro momento em que nos organizamos para inventariar todos os patrimônios móveis. Vai ser muito importante, especialmente neste momento de transição de governo. Já temos uma comissão para desfazimento, por exemplo, que vai dar conta de materiais obsoletos ou ociosos”, exaltou Janezete.

Em seguida, os analistas de sistemas Jefferson Pereira Aniceto e Diener Maick Piske, do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do campus GV, apresentaram aos presentes a plataforma que fará a conferência dos itens, via site e aplicativo de celular. “É preciso pensar que uma ferramenta como essa é fundamental para que tais dados sejam transmitidos para diferentes gestões através de um sistema padrão, que atenda aos diversos setores da Universidade”, destacou Aniceto.

Após o cadastro na plataforma, é possível cruzar os dados entre as diferentes unidades acadêmicas, departamentos e setores da UFJF, o que possibilita compreender a localização exata de cada bem patrimonial. O analista de sistemas de GV mostrou a representantes de unidades acadêmicas, como das Faculdades de Administração e Ciências Contábeis (Faac) e Fisioterapia, o funcionamento da ferramenta on-line, como o registro dos materiais, o sistema de buscas e as descrições de cada item.

“Esse cadastro pode ser feito manualmente, através da digitação do número de matrícula de cada produto, ou através da leitura dos códigos de barras que identificam cada bem da Universidade. A maior parte das pessoas que vai catalogar esses bens vai utilizar o aplicativo via celular. Já o acompanhamento desses registros e o cruzamento de dados serão feitos via site mesmo”, detalhou Aniceto, completando que a instalação do aplicativo só pode ser feita, por enquanto, no sistema Android, pelo Núcleo de Tecnologia da Informação do campus GV.

Ainda segundo o capítulo 2 da Resolução publicada pela CGRC, o cadastro ainda prevê a classificação de acordo com a situação do bem. O estado de cada item poderá ser avaliado como “bom”, “ocioso”, “recuperável”, “antieconômico” ou “irrecuperável”. Outro quesito levado em consideração será se o ingresso do patrimônio para o acervo da UFJF se deu mediante “compra”, “doação” ou “construção e/ou fabricação própria”, o que representa uma oportunidade de fazer o recolhimento, o conserto e manutenção dos bens e o consequente remanejamento e transferência entre as unidades acadêmicas, ou o desfazimento e doação dos mesmos.