No próximo domingo, 27, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O instrumento de avaliação é obrigatório para garantir a regularidade do concluinte inscrito no exame, assim como o Questionário do Estudante, que deve ser respondido até as 23h59 – horário de Brasília – de sábado, 26 de novembro.

Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), participam desta edição do Enade alunos dos cursos de bacharelado em Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social (Jornalismo); Direito; Psicologia; Serviço Social; e Turismo.

Cartão de confirmação

Para se orientar sobre horário, local de aplicação da prova, bem como obter informação sobre atendimento especializado e tratamento pelo nome social, o participante deve acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Sistema Enade. Vale lembrar que o acesso ao documento só é liberado após o preenchimento do Questionário do Estudante.

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h – horário de Brasília – e fechados às 13h. O início da aplicação será às 13h30, com encerramento às 17h30 para os participantes regulares. Aqueles que solicitaram tempo adicional e tiveram o pedido aprovado pelo Inep terão mais uma hora para finalizar a prova.

Documentos

Para acessar a sala de prova, o estudante deve apresentar documento de identificação válido com foto, como: cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, e Carteira de Registro Nacional Migratório.

Pela primeira vez, serão aceitos três tipos de documentos digitais: e-Título, CNH Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela.

O estudante impossibilitado de apresentar a via original de documento oficial de identificação com foto no dia de aplicação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo e não possuir documentos digitais poderá realizar as provas desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do dia de aplicação das provas do Enade 2022. Nesse caso, será feita uma identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais do participante.

Materiais

A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O estudante que solicitou atendimento especializado para transtorno do espectro autista poderá utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações do Caderno de Provas.

Envelope porta-objetos — Antes de entrar na sala de aplicação, também é importante que o participante guarde, no envelope porta-objetos, o telefone celular e quaisquer outros aparelhos eletrônicos desligados, além de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares), caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, relógio de qualquer tipo e quaisquer materiais estranhos à realização da prova.

Também não é permitido ficar com fone de ouvido, transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova, conforme previsto no edital do exame. O envelope porta-objetos deve ser mantido, durante todo o período de prova, debaixo da carteira, lacrado e identificado.

Uso de máscaras

O uso de máscara de prevenção à covid-19 durante a prova é obrigatório, exceto no Distrito Federal, nos estados ou nos municípios onde o uso do item de proteção em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo.

Leia mais: Nove cursos da UFJF participam do Enade 2022

Outras informações: Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial