Estudantes ingressantes e concluintes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) devem se cadastrar para a realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As inscrições devem ser feitas pelos coordenadores de curso entre os dias 6 de julho e 8 de agosto. Já o preenchimento do cadastro pelos alunos concluintes habilitados deve ser realizado entre 6 de julho e 26 de novembro.

O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e a realização das provas é requisito para que os estudantes possam colar grau. Além de fazer as avaliações, também é exigido o preenchimento do questionário socioeconômico e avaliativo, que estará disponível do dia 1º de setembro até 26 de novembro no site do Enade

As provas serão aplicadas em 27 de novembro, e para realizar o cadastro o aluno deve acessar o site do Enade, informar o CPF, endereço de e-mail e telefone válidos, e anexar uma foto individual, atual e nítida. A divulgação dos locais de prova será feita entre 16 e 27 de novembro.

Os inscritos que precisam de atendimento especial ou aqueles que desejarem ser tratados pelo nome social podem fazer a solicitação entre os dias 1º e 8 de setembro, também no site do exame. O resultado da solicitação será divulgado dia 16 do mesmo mês. Os candidatos que tiverem pedidos negados podem solicitar recursos entre os dias 17 e 23 e o resultado do recurso será divulgado no dia 30 de setembro.

Caso o estudante tenha sido inscrito como concluinte em mais de um curso de graduação, o período para a indicação da graduação escolhida será entre os dias 1º e 16 de setembro.

O estudante que faltar ao exame deve solicitar dispensa da prova entre os dias 4 a 20 de janeiro de 2023. Se a solicitação for negada pela instituição de ensino, o discente pode solicitar recurso entre os dias 28 de janeiro e 10 de fevereiro.

Quais cursos da UFJF fazem o Enade 2022?

Participam desta edição do Enade alunos do curso de bacharelado em Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social (Jornalismo); Direito; Psicologia; Serviço Social; e Turismo.

Para orientar os coordenadores dos cursos, que compõem o 3º ciclo Enade, a Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) realiza ações para esclarecer sobre os procedimentos necessários para a participação dos estudantes nos exames. Para os coordenadores de curso do campus sede, o encontro será presencial no dia de 6 de julho. Para os representantes de Governador Valadares, a atividade será remota e acontece na quinta-feira, 7 do mesmo mês.

Outras informações:

Edital do Enade 2022

Diretoria de Avaliação Institucional

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf