A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem motivos de sobra para comemorar. Após disputar com quase cem equipes universitárias de todo país, a equipe Microraptor, que conta com alunos e alunas de cursos da Faculdade de Engenharia, do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e do Instituto de Artes e Design (IAD), conquistou o bicampeonato na classe micro do SAE Brasil Aerodesign, a mais tradicional competição de aviões radio-controlados do país.

E a boa notícia não pára por aí: os primeiros colocados de cada categoria ganham o direito de representar o Brasil na mesma competição, nos Estados Unidos, no primeiro semestre de 2023. O próximo desafio do grupo, que, atualmente, conta com 26 membros, é conseguir os recursos necessários para a viagem para o território norte-americano. o capitão da Microraptor e aluno do curso de Engenharia Mecânica, Matheus Rodrigues Amaro, explica que, agora, eles buscam apoio de novos patrocinadores e doações do público em geral.

Membros da equipe de competição foram até São José dos Campos (SP) para participar da mais importante competição de aviões radio-controlados do país (Foto: Arquivo pessoal)

O campeonato brasileiro ocorreu entre os dias 3 e 6 de novembro na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, e seu regulamento foi concebido por engenheiros da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). O objetivo do evento é incentivar os alunos e alunas a desenvolverem o projeto teórico de uma aeronave e, posteriormente, colocá-lo em prática. Além da obrigatoriedade do controle ser feito por motorização elétrica, outros requisitos levados em consideração na avaliação foram: a aeronave deveria ser rapidamente montável e desmontável, além de caber desmontada em uma caixa do tamanho de um paralelepípedo.

Aeronave precisou decolar de uma mesa de 4,2 metros de comprimento (Foto: Divulgação)

Para Amaro, o pódio atual é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há alguns anos em capacitação e desenvolvimento da equipe. “Ao longo do ano, tivemos vários motivos para desistir: o avião que não voa de primeira, o tempo para descobrir suas falhas… Mas isso tudo é o caminho que acredito ser o objetivo da competição, de capacitação para o mercado de trabalho e desenvolvimento da tecnologia. Mesmo sem um curso específico de aeronáutica na UFJF, nossos alunos estão muito bem preparados para ocuparem cargos em grandes empresas, como a própria Embraer, onde atualmente temos, inclusive, sete ex-membros trabalhando”.

Sobre a Microraptor

A equipe de competição foi criada, em 2011, justamente para participar da SAE Brasil Aerodesign, na classe micro, evento no qual já foi premiada com o primeiro lugar no ano de 2020, segundo lugar em 2019 e terceiro lugar nos anos de 2018 e 2021. Entre calouros e veteranos, os participantes se dividem em nove áreas: aerodinâmica, estabilidade, desempenho, elétrica, cargas, aeroelasticidade, estruturas e ensaios estruturais, plantas e modelagem e gestão.

O orientador da equipe e professor do departamento de Engenharia de Produção, Vitor Mainenti, aponta que a premiação recente é resultado do empenho da equipe atual e de toda uma trajetória de contribuição de alunos e docentes de diversos cursos. “O resultado na competição representa a oportunidade que esse tipo de ensino focado na atividade fim é capaz de promover. A equipe funciona como uma pequena empresa. Os próprios integrantes gerenciam os recursos, o tempo e o conhecimento. Logo no início da equipe, implementamos um sistema de gestão de conhecimento em que relatórios do aprendizado de um ano são arquivados para a futura geração da equipe. E com esse conhecimento a equipe veterana treina a nova equipe”.

Além da UFJF e da Faculdade de Engenharia, a equipe tem apoio da Safran Aircraft Engines, fabricante francesa de motores aeroespaciais, do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e parceria com a Associação Juiz-Forana de Modelismo (Ajam).

Para mais informações sobre como contribuir com o projeto, basta enviar e-mail para microraptor@engenharia.ufjf.br ou visitar o perfil da equipe no Instagram (@microraptorufjf)