Formada por 30 estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a equipe Microraptor conquistou o vice-campeonato na categoria micro da competição SAE Brasil Aerodesign, disputada, de 24 a 27 de outubro, em São José dos Campos (SP). A competição reuniu 1500 estudantes de diferentes instituições do Brasil, além de uma do México e uma da Venezuela. Formada por alunos de Engenharia, Artes e Design e Geografia, a equipe juizforana recebeu ainda duas menções honrosas, por melhor pontuação de voo e melhor apresentação oral, chegando ao seu melhor resultado desde 2011.

A cada edição, os participantes precisam fabricar uma aeronave e passar pelos requisitos previstos no regulamento. De acordo com o estudante de Engenharia Mecânica e capitão da equipe, Thomás Demolinari, a aeronave apresentada pela Microraptor foi um modelo de motor elétrico, de perfil cargueiro e desmontável, cabendo em uma caixa de 30 litros, que simula missões de algumas áreas: militar, de infraestrutura, monitoramento, transporte e etc. 

Equipe formada por alunos de Engenharia, Artes e Design e Geografia, conseguiu ainda duas menções honrosas na competição disputada em São José dos Campos – SP (Foto: Microraptor UFJF)

“Temos limitações assim como a indústria aeronáutica tem, como limite de motor, tamanho da aeronave, limite de comprimento de pista para decolar e outras coisas. O objetivo é sempre carregar a maior carga tendo as aeronaves mais leves”, diz, ressaltando que estudante a UFJF chegou ao resultado mesmo não tendo um curso de Engenharia Aeronáutica.  

“É gratificante conversar com estudantes da área e saber que nosso projeto é tão bom ou como disse nosso feedback até melhor que de outras faculdades. Nosso principal objetivo é a informação, queremos que todos os membros saiam bem informados na área que desejam seguir, seja acadêmica, empresarial, industrial ou pesquisa”, diz. 

A Microraptor existe na Universidade desde 2011 e surgiu junto com o curso de Engenharia Mecânica da UFJF. Desde então participam da competição em São José dos Campos. 

Outras informações
@microraptorufjf