A IV Semana da Consciência Negra da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe nesta terça-feira, dia 8, a professora emérita da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. A conferência remota, intitulada “Os 20 anos da Lei 10.639/03: a implementação da História e Cultura Afro-brasileira nos currículos da Educação”, será transmitida pelo Canal do Youtube da Faculdade de Educação (Faced), a partir das 17h30.
A atividade é aberta ao público em geral, sendo exigida inscrição prévia, via formulário eletrônico, apenas aos interessados em certificação. Pós-doutora pela Universidade da África do Sul (África do Sul), doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduada em Letras pela mesma instituição, Petronilha Silva foi, por indicação do movimento social negro, membro do Conselho Nacional de Educação e nessa condição relatora das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
A Conferência da professora e pesquisadora será mediada pelo diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira. “O objetivo da Lei 10.639/03 é resgatar a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, e a professora Petronilha conhece profundamente essa temática. Precisamos debater o real cumprimento dessa legislação, que é fruto da luta do Movimento Social Negro. Nos currículos, devem estar presentes o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional”, destaca Oliveira.
Semana da Consciência Negra
A IV Semana da Consciência Negra da UFJF teve início nesta segunda-feira, 7, e vai até 18 de novembro. O tema desta edição é “Onde estão as histórias e culturas africana e afro-brasileira nos currículos acadêmicos? A urgência da Lei 10.639/03 ”. A participação é gratuita e aberta ao público em geral. Para certificação, é exigida inscrição prévia, via formulário eletrônico.
A iniciativa é organizada pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e pelo projeto de extensão “Encontro Temático da Comunidade Negra de Juiz de Fora”, e também integra a programação do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial de Juiz de Fora (Compir-JF).
Saiba mais
Abertas inscrições para atividades da IV Semana da Consciência Negra da UFJF
IV Semana da Consciência Negra recebe inscrições de propostas
UFJF discute inserção da história e da cultura afro-brasileiras nos currículos acadêmicos
UFJF convida para organização coletiva do Mês da Consciência Negra
Outras informações
semanadeconsciencianegrada.ufjf@gmail.com