O segundo dia da edição 2022 do Pint of Science será na próxima quarta-feira, 9 de novembro, às 19h30. Os encontros simultâneos em bares da cidade vão abordar duas temáticas: “Troca de óleo: vamos renovar antes que tudo se acabe”, no Bar do Luiz, e “‘Espelho, espelho meu’, existe limite para a estética?”, no Experimental Container Bar.

Debates serão realizados às 19h30 em dois bares de Juiz de Fora (Foto: Gustavo Tempone)

A conversa sobre troca de óleo terá como pano de fundo o desenvolvimento sustentável: Quais são os caminhos para continuar a prosperar sem comprometer a existência das futuras gerações? Os pesquisadores Adilson Silva, da UFJF, e Marcelo Otênio, da Embrapa, irão falar sobre alternativas para mudança energética e como é possível contribuir para a longevidade das espécies.

A expectativa de Adilson Silva é que a população se conscientize da gravidade dos perigos ambientais, causados pelo aumento da emissão de gases de efeito estufa no planeta, sobretudo pelas indústrias, veículos e até mesmo pela criação de animais para abate. “Isso vem acumulando na atmosfera em um nível muito acelerado, pois estudos mostram que desde a revolução industrial houve uma elevação de até 1,5 graus celsius a temperatura média do planeta”, alerta.

O pesquisador garante que é preciso descarbonizar a Terra e que muitas instituições, como universidades, centros de pesquisa e empresas, já vêm realizando ações neste sentido. “Alguns projetos buscam a transição na matriz energética atual, substituindo o uso de combustíveis fósseis por combustíveis a partir de fontes renováveis, como a biomassa: Quando utilizamos a biomassa como matéria prima para obtenção de combustíveis, o gás carbônico que vai para atmosfera na combustão do motor, seja aéreo ou terrestre, retorna ao plantio para renovação da biomassa, através da fotossíntese.”

Reflexos do espelho

O que é possível na busca por um corpo perfeito? Essa pergunta irá nortear a discussão “‘Espelho, espelho meu’, existe limite para a estética?”. Nela, os pesquisadores vão tocar em um assunto sensível, relacionado aos limites para a procura da beleza ideal, bem como os esforços físicos e financeiros por uma suposta perfeição.

Os pesquisadores da UFJF, Luana Ferreira (Labesc) e Moacir Marocolo, vão mergulhar na questão da autoimagem e se o que vemos no espelho de fato corresponde à realidade. Para Marocolo, é importante identificar e combater as ações atualmente praticadas pelas pessoas em busca da estética sonhada. “O corpo idealizado na grande maioria das vezes não existe ou sequer pode ser conseguido. Essa busca desencadeia ações que podem ser extremamente prejudiciais à saúde, com sérios efeitos colaterais fisiológicos e sociais.”

“Por ser um evento sobre divulgação científica, esperamos que haja massiva presença e boa participação do público, dada a importância do conhecimento científico. Por ser fora da Universidade, esperamos poder mostrar que é possível propagar informação confiável e relevante, com acessibilidade para a sociedade em geral”, comenta.