O Diretório Acadêmico (DA) Clorindo Burnier promove, entre os dias 24 e 28 de outubro, a 45ª edição da Semana da Engenharia, maior evento de capacitação da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Trazendo a temática “Novos caminhos para a Engenharia”, o evento é associado à 6ª Semana da Saúde Mental e conta com uma programação extensa, composta de minicursos e palestras, além de visitas técnicas a grandes empresas.

As inscrições estão abertas para toda a comunidade juiz-forana, tendo vínculo ou não com a UFJF. O valor da taxa é de R$25, que garante, além de certificado de participação, acesso a coffee break, sorteios de brindes e 20 palestras. Já os valores de inscrições para os 20 minicursos oferecidos, tanto em formato on-line quanto presencial, variam entre R$ 5 e R$ 15. Outros destaques da Semana são as visitas técnicas às sedes da Mercedes-Benz, da Petra Agregados, da cervejaria Bohemia e da Usina Nuclear de Angra dos Reis.

Competição de pontes

Na quarta, 26, a partir das 18h, ocorre a competição de pontes, tradicional atividade da Semana da Engenharia. O integrante do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Civil (PET Civil) da UFJF, Marcos Paulo da Silva, explica que, para a disputa, a qual acontece desde 2005, os participantes devem dimensionar e construir uma ponte de papel cartão, que precisa suportar 8kg e estar limitada a 30cm de altura e vencer um vão de 65 a 70cm. “O objetivo é aplicar, na prática, os conceitos aprendidos em sala de aula e aproximar os estudantes das etapas de um empreendimento de Engenharia, como projeto e execução”.

Desde 2005, o público pode conferir a tradicional competição de pontes como parte das ações da Semana da Engenharia (Foto: Divulgação)

Segundo o representante do Diretório Acadêmico, Carlos Alexandre Pires, todas essas ações proporcionam contato entre alunos e interessados na Engenharia com profissionais da área e o cotidiano da profissão. “Só a sala de aula não é suficiente para uma formação completa de nossos futuros engenheiros. Então, teremos uma série de palestrantes que abordarão técnicas e assuntos sobre o cotidiano da profissão, bem como encontros com empresas parceiras, com o intuito de aproximar nossos estudantes do mercado de trabalho”, ressalta.

Saúde mental e ocupacional

Ao longo da Semana, os inscritos debaterão temas como inovação,  empreendedorismo e ferramentas de gestão, personal branding, otimização da produção, aliados à melhora da saúde ocupacional e da inteligência emocional e aos cuidados com a saúde mental. Essas últimas temáticas, de acordo com Pires, propõem discussões fundamentais para os dias atuais.

“Muitos dos nossos estudantes desistem de seus cursos por conta de rotinas exaustivas. É comum termos casos de depressão e crises de ansiedade entre os estudantes da Faculdade de Engenharia. Por isso, traremos profissionais da Saúde e da Psicologia para oferecer esse suporte aos mais de três mil alunos que temos por aqui. Neste sentido, a atuação do DA é algo que vai muito além da representação estudantil”, aponta.

Atenção para os prazos!

– As inscrições para as Semanas da Engenharia e da Saúde Mental podem ser realizadas até segunda, 24.
– Já as inscrições para os minicursos em formato presencial podem ser feitas até duas horas antes do início das atividades.
– As inscrições para os minicursos on-line devem ser feitas dois dias antes da realização da ação (até as 19h).

Para fazer inscrição, basta acessar a página

Confira a programação completa no perfil do DA da Engenharia no Instagram.