Brianne_Theisen_Eaton_heptatlo_ufjf_010816_foto_twin_alvarenga_UFJF_ufjf2016

Em 2016, UFJF foi campo de treinamento para atletas olímpicos (Foto: Twin Alvarenga)

Entre os dias 4 e 6 de novembro de 2022, o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), realiza o Fórum de Estudos Olímpicos 2022. As inscrições são gratuitas para participação e estão abertas até o dia 4 de novembro

O prazo para submissão de trabalhos de comunicação oral vai até esta quarta-feira, 19. Estudantes, professores e pesquisadores poderão expor seus projetos, trabalhos e pesquisas realizadas em diferentes contextos dos Movimentos Olímpico e Paralímpico e do esporte em geral.

A programação conta, ainda, com palestras e painéis temáticos. O evento será realizado no Hotel Victory Business, na Avenida Presidente Itamar Franco, 1850 – São Mateus, Juiz de Fora – MG.

Um dos organizadores do evento, professor da  Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid/UFJF), Heglison Toledo, celebrou a escolha da instituição para sediar a 25ª edição do fórum: “Este é um importante evento, que estabelece diretrizes e pesquisas na área do Olimpismo e dos Estudos Olímpicos. Há anos nós estamos batalhando para desenvolver, estudar e otimizar a prática esportiva, o exercício físico e o lazer balizado pelo movimento olímpico. E esse fórum vai nos permitir a leitura e a compreensão dos principais avanços deste movimento”.

Sobre o Fórum de Estudos Olímpicos

Reunindo alguns dos principais pesquisadores da área de Estudos Olímpicos, esta edição marca os 25 anos desde a sua primeira edição e a sua retomada a partir da realização dos Jogos Olímpicos no Brasil em 2016, sendo chancelado pelo Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin.

O objetivo é discutir os impactos dos estudos sobre esporte no campo das ciências sociais e humanas que têm sido desenvolvidos nos últimos cinquenta anos e como essas pesquisas têm auxiliado na configuração de uma distinção epistemológica entre Estudos Olímpicos e Olimpismo.

Para conferir toda a programação e obter mais informações sobre o fórum, acesse o site do evento em: bit.ly/forum-estudos-olimpicos-2022.

Link para inscrições: bit.ly/inscricao-forum-estudos-olimpicos-2022.