Atualizado em 03/11/2022, às 14h48

Os programas de pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão com seleções abertas para cursos de mestrado e doutorado. As inscrições são gratuitas (à exceção do Profbio, de Biologia) e todos têm entrada também pelo sistema de cotas. Datas, formato de seleção, cronograma e linhas de pesquisas podem ser conferidas em cada edital específico.

Administração
O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) oferece um total de 20 vagas para o mestrado. As inscrições devem ser feitas até 17 de novembro pelo sistema SigaX.

O candidato precisa ter título de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em qualquer área do conhecimento. O processo seletivo é composto pelas seguintes fases: Teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), análise da proposta de pesquisa, defesa oral da proposta e análise curricular. Candidatos estrangeiros não precisam passar pelo teste Anpad, mas precisam comprovar proficiência em língua inglesa, exceto os que tenham o inglês como idioma nativo.

Economia
O Programa de Pós-Graduação em Economia oferece 15 vagas para o curso de doutorado. As inscrições podem ser realizadas até 6 de novembro, exclusivamente por meio do sistema SigaX.

É necessário ter título de mestre em curso credenciado e reconhecido pela Capes. O processo seletivo é composto por quatro etapas: prova escrita; proposta fundamentada de pesquisa; arguição oral; e análise de currículo.

Edital para doutorado.

Geografia
O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) está com inscrições abertas para o mestrado acadêmico até as 23h59 do dia 11 de novembro. São oferecidas 18 vagas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line através do sistema SigaX.

O público-alvo da seleção é composto por graduados em Geografia (Bacharelado ou Licenciatura), Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Sanitária e Ambiental, Serviço Social, Turismo e áreas afins. Os candidatos precisam ter feito a graduação em curso superior credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

O processo seletivo conta com quatro etapas: avaliação do anteprojeto de dissertação, prova escrita, arguição e avaliação curricular. As três primeiras etapas são de caráter eliminatório e a última tem caráter classificatório.

Página do Processo Seletivo

Matemática
O Programa de Pós-Graduação em Matemática oferece 10 vagas para o curso de mestrado acadêmico. As inscrições podem ser feitas até 30 de dezembro, através do SigaX.

O público-alvo da seleção para o mestrado são os detentores do título de graduação em Matemática ou áreas afins. O processo seletivo consta de uma única etapa em que serão avaliados o histórico escolar de graduação, o Curriculum Vitae e o Memorial.

Edital para o mestrado.

Modelagem Computacional
O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) abre inscrições, até o dia 15 de novembro, para o processo seletivo do curso de doutorado em Modelagem Computacional. Serão oferecidas até seis vagas para o terceiro trimestre de 2022, sendo quatro delas para ampla concorrência e duas reservadas para alunos cotistas.

O PPGMC está organizado em duas linhas de pesquisa: Métodos Computacionais Aplicados e Sistemas Computacionais Aplicados, reunidas na Área de Concentração Modelagem Computacional, área de Avaliação Interdisciplinar da CAPES.

Na primeira etapa da seleção, o candidato deve fazer uma apresentação de pré-projeto para a banca, em formato presencial ou remoto. Ele preparar exposição oral de até 15 minutos e estar preparado para arguição a ser feita pela comissão de seleção. Essa parte do processo, que será registrada em áudio e vídeo, tem caráter eliminatório. Já a segunda etapa, de caráter classificatório, será composta pela análise de currículo, na plataforma Lattes.

Edital para doutorado