Após fortes chuvas e ventos ocorridos em Juiz de Fora na tarde desta quarta-feira, 21, as equipes de Manutenção da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizaram intervenções nos locais afetados. Segundo dados da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foram registrados ventos de até 93,2 quilômetros por hora, sendo o segundo maior vendaval na cidade desde 2007. 

A pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Aparecida Purgato Marques, informa que, para organizar e ordenar a prioridade dos reparos mais urgentes, a Proinfra solicita que gestores enviem as requisições via Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) relatando o ocorrido. “A equipe está de plantão no recebimento e encaminhamento dessas requisições.”

Ao todo, foram registradas 57 solicitações relacionadas a ocorrências causadas pelas chuvas e ventos desta quarta-feira, 21, e as equipes da UFJF estão atuando, em caráter emergencial, nos seguintes locais: Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Instituto de Ciências Exatas (ICE), Restaurante Universitário Campus (RU), Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Faculdade de Serviço Social, Faculdade de Engenharia – Prédio Itamar Franco e  Cine-Theatro Central.

Janezete Marques ainda destaca que os esforços da Proinfra para solucionar com agilidade os problemas causados pelas fortes chuvas: “Em decorrência da tempestade desta quarta-feira, foram registradas diversas ocorrências de reparos no Campus da UFJF. A equipe de Manutenção da Proinfra imediatamente foi acionada e, desde a tarde de ontem, foi montada uma força-tarefa envolvendo todos os profissionais da equipe, para atender às demandas geradas pela chuva e ventos de grande intensidade.”

Nesta quinta-feira, 22, os trabalhos das equipes da Proinfra se concentraram em ações de cortes e remoção de árvores que caíram em vias públicas internas ao Campus, retirada de telhas, visitas técnicas a fim de verificar e reparar infiltrações, dentre outras de natureza semelhante.

Ações preventivas
Além das intervenções de reparos e reformas, a Proinfra tem realizado ações preventivas a fim de minimizar os prejuízos causados pelas chuvas. Há cerca de dois meses, foram iniciadas ações de limpeza preventiva de telhados, calhas, tubulações e caixas pluviais. “O campus é muito arborizado e, diante do outono e da incidência de ventos, passa acumular folhas e galhos nas coberturas, contribuindo para entupimento das calhas e infiltrações. Estamos trabalhando de modo preventivo para diminuir os danos e ocorrências em períodos chuvosos”, explica o coordenador de Manutenção Civil e Reforma da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão da UFJFFábio Brum.

Outras informações:
Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga)