Da esquerda para a direita: Camila de Moraes Gomes Tavares, professora orientadora Cássia de Castro Martins Ferreira, professora Núbia Beray Armond e professor Vicente Paulo Santos Pinto (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estuda os eventos extremos de chuva no município de Petrópolis, RJ, e seus impactos socioambientais. A pesquisa foi realizada por Camila de Moraes Gomes Tavares, no Programa de Pós-Graduação em Geografia e parte da premissa de que as pessoas mais vulneráveis são as mais impactadas pelas chuvas. Para a dissertação, foram feitas análises da atmosfera, dos efeitos da chuva e da vulnerabilidade social da população em duas ocorrências mais significativas em relação às consequências, a de janeiro de 2007 e a de  janeiro de 2016. 

Camila destaca que o estudo rendeu resultados relevantes para compreender as dinâmicas climática e social de Petrópolis e pontua que a premissa foi confirmada. Segundo ela, os bairros Posse e Pedro do Rio foram os dois com o maior total de impactos (desabrigados/desalojados/mortos) e apresentaram os maiores índices de vulnerabilidade social. Em contrapartida, nos bairros mais centrais as consequências das chuvas foram menores. 

Manchetes de jornais sobre as precipitações extremas em Petrópolis utilizadas na pesquisa (foto: arquivo pessoal)

Dessa forma, Camila acredita que a dissertação contribui para que as pessoas e, principalmente, os petropolitanos, saibam que existem pesquisas sendo desenvolvidas sobre este problema recorrente na região. “Essa foi uma pesquisa inicial e muitas perguntas já surgiram durante esse percurso. Espero que as autoridades olhem para as pesquisas que têm sido produzidas em todo o Brasil sobre os impactos climáticos na sociedade e desenvolvam projetos em parcerias com as universidades, sociedade, escolas e afins para que medidas efetivas sejam tomadas, e possamos não mais ver as estatísticas tão tristes quando o assunto é a chuva”, finaliza. 

Para a professora orientadora, Cássia de Castro Martins Ferreira, o conjunto de informações levantadas e analisadas permitem atingir um diagnóstico da precipitação em Petrópolis. Segundo ela, a cidade é carente deste tipo de estudo e, ao mesmo tempo, dependente, pois os impactos hidrometeóricos são frequentes e intensos. “Entender, analisar, inventariar sobre a precipitação, seus impactos e correlacionar com a vulnerabilidade social, implica em fazer uma leitura crítica do processo de ocupação da cidade, frente à reprodução capitalista da mesma, o que em muito auxiliará a gestão pública na tomada de decisões e principalmente no planejamento urbano e ambiental da cidade”, pontua. 

Contatos:
Camila de Moraes Gomes Tavares – (Mestre):
camila.tardeli.tavares@gmail.com 

Cássia de Castro Martins Ferreira – (Orientadora):
cassia.castro@ufjf.edu.br 

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Cássia de Castro Martins Ferreira – Orientadora (UFJF)
Prof. Dr. Vicente Paulo Santos Pinto – (UFJF)
Profa. Dra. Núbia Beray Armond – (UFRJ)

Outras informações: (32) 2102-3133 – Programa de Pós-Graduação em Geografia