A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) divulgou a lista de aprovados pelo 6º Edital de Reclassificação da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2022.2). Foram convocados 73 candidatos. As vagas são relativas aos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. 

Os estudantes selecionados devem fazer a pré-matrícula entre esta quarta-feira, 21, até as 23h59 deste domingo, 25. A entrega da documentação exigida deve ser feita entre os dias 4 e 7 de outubro. Tanto a pré-matrícula quanto a entrega dos documentos são etapas obrigatórias para a entrada na instituição. O descumprimento de quaisquer dessas etapas resulta na perda da vaga. 

Faça a pré-matrícula on-line 

Em caso de dúvidas ou algum erro na realização da pré-matrícula, o candidato pode entrar em contato com a Cdara pelo e-mail cdara@ufjf.br até o dia 25 de setembro e informar o ocorrido. A matrícula não poderá ser requerida após o prazo estabelecido pelo edital. A divulgação da próxima lista de reclassificação para o Sisu 2022.2 será divulgada em 28 de setembro e será a última do semestre. 

Documentos 

No Regulamento de Matrícula da UFJF é possível encontrar a relação de todos os documentos que os ingressantes na Universidade devem providenciar. Essa lista varia de acordo com o grupo de acesso ou cota de escolha do estudante. Outras informações sobre documentação, além de datas e horários de matrícula podem ser conferidas no site da Cdara

Orientações para o envio de documentação da matrícula

Como enviar a documentação?

Para enviar os documentos indispensáveis à matrícula, primeiramente o candidato deve acessar o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), clicar em “Meu primeiro acesso” e seguir o passo a passo: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login” e clicar em “Receber código”, a ser enviado para o e-mail informado na pré-matrícula. 

Após receber o código, o candidato deve informá-lo no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” e clicar em “Confirmar código”. Depois, deve-se criar uma senha, de acordo com as orientações apresentadas na tela. 

Na sequência, o estudante deve clicar em “Envio de documentação para matrícula” e informar usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior) para acessar o sistema. 

Depois que o primeiro acesso tiver sido feito e a senha criada, para entrar novamente no sistema de envio de matrícula basta acessar o Siga, clicar em “Enviar documentação para a matrícula” e informar usuário (CPF) e senha (criada anteriormente). 

É fundamental que o candidato leia atentamente os termos da matrícula, preencha os formulários on-line solicitados e envie os documentos listados nos anexos do Regimento de Matrícula da UFJF, segundo o seu grupo de ingresso. 

O limite de tamanho para cada documento enviado é de 3 MB. São aceitos os formatos png, jpg, jpeg e pdf. Se o escaneamento for feito por celular, a Universidade recomenda o uso de aplicativos como CanScanner, Adobe Scan, entre outros. As informações presentes nos documentos devem estar legíveis, sem cortes ou rasuras. 

Cotas socioeconômicas

A Central de Atendimento (CAT), localizada no prédio da Reitoria, realiza um atendimento especial para tirar dúvidas em relação ao encaminhamento da documentação exigida no ato da matrícula para estudantes dos grupos A, A1, B e B1. Esses alunos são provenientes de escola pública e devem possuir renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo. Portanto, eles precisam apresentar uma documentação específica na matrícula para comprovar a renda. 

Os plantões de atendimento acontecem nas segundas, das 14h às 18h, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h. O entendimento deve ser agendado previamente de forma on-line

Os plantões também estão abertos às dúvidas de estudantes que queiram conhecer o sistema de cotas e as condições para participarem de seleções futuras, antes de se inscreverem nos processos de entrada na UFJF. 

Demais informações sobre as matrículas e os editais de reclassificação podem ser obtidas na página da Cdara. 

Outras informações: Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)