Programa Boa Vizinhança atende a moradores do entorno, oferecendo aulas em oito cursos de idiomas (Foto: Caique Cahon)

Nesta segunda-feira, 19, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) dá início a novo semestre letivo do programa Boa Vizinhança Línguas, ação através da qual a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) atende gratuitamente à comunidade juiz-forana no ensino de idiomas. Foram disponibilizadas vagas para os cursos de inglês, espanhol, francês, latim, italiano, grego antigo, libras e português como língua de acolhimento.

A recepção aos novos estudantes será realizada entre os dias 19 e 24 de setembro no auditório e na sala 1029 da Faculdade de Letras (Fale) e em duas salas da Faculdade de Direito, sendo fundamental a presença dos estudantes no primeiro dia de aula para a garantia de efetivação da matrícula. É preciso estar atento ao local e horário deste primeiro encontro. Veja abaixo.

Segundo a pró-reitora adjunta de extensão da UFJF, Fernanda Cunha, houve grande procura pelos cursos, com mais de 377 inscrições realizadas para o preenchimento das 280 vagas disponíveis. Além dos beneficiários externos, 17 funcionários terceirizados serão atendidos pelo programa. O Boa Vizinhança existe desde 1998 e foi se expandido com o passar dos anos, chegando à oferta de oito línguas clássicas e modernas.

“É uma oportunidade da UFJF receber principalmente os moradores de seu entorno. Muitos deles entram no campus pela primeira vez por meio desses cursos. E, inclusive, retornam posteriormente à Universidade como discentes de nossos cursos de graduação ou pós motivados por esta primeira vivência”, ressalta Fernanda.

Dener Augusto acredita que o programa vai além do ensino da língua e permite vivências culturais distintas

Funcionário terceirizado do Almoxarifado da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), Dener Augusto, de 25 anos, ingressa no Módulo II de Inglês do programa. Ele conta que já tinha contato com a língua, mas busca aperfeiçoar seus conhecimentos no idioma. “Tem sido interessante. Na minha turma, há várias pessoas com conhecimentos distintos, profissões, idades. Essa diversidade enriquece o aprendizado. Acredito que este programa busca não apenas qualificar as pessoas, mas integrar cultura, educação, valores e experiências na memória de cada um.”

O depoimento de Dener é reforçado pela representante da Proex. “O programa Boa Vizinhança Línguas beneficia jovens e adultos que buscam acesso a diferentes culturas e perspectivas linguísticas e sociais, para compreender o mundo que nos cerca, bem como se torna uma oportunidade de qualificação para o mercado de trabalho.”

Português para estrangeiros

As experiências de uma das modalidades do Boa Vizinhança, o Português como língua de acolhimento, atrai estudantes que vêm de longe. Theresa Margaret Krieg, de 23 anos, é uma delas. Natural do estado de Maine, nos Estados Unidos, ela virá pela primeira vez à UFJF nesta segunda, quando começam suas aulas do curso. “Decidi vir para o Brasil para aprender uma outra língua e para ficar perto da minha esposa. Por enquanto, só sei algumas gírias LGBTs, saudações e despedidas, os nomes de alguns animais e comidas, como pão de queijo”, diverte-se Theresa, que deve ficar em terras brasileiras por volta de um ano. “Espero que o curso me ajude a ter independência para viver por aqui.”

Recém-chegada em Juiz de Fora, Theresa espera encontrar no curso de português  uma oportunidade para ter mais autonomia no dia a dia

As aulas do programa Boa Vizinhança são ministradas por alunos da própria UFJF com proficiência nos idiomas oferecidos. De acordo com a pró-reitora adjunta Fernanda Cunha, são 24 bolsistas, que, juntamente com seus orientadores, ajudam na superação de situações que levam à desigualdade social, compartilhando saberes produzidos no ambiente acadêmico.

Confira aqui as datas, horários e locais de recepção dos novos estudantes:

DIA 19/09 – Segunda-Feira – 19h – auditório da Faculdade de Letras
Cursos: Inglês II, Espanhol III, Francês III, Libras II, Grego I e Grego III

DIA 20/09 – Terça-Feira – 19h – auditório da Faculdade de Letras
Cursos: Inglês I, Espanhol II, Italiano I, Italiano II, Italiano III, Libras I, Libras III, Latim I e Grego II

DIA 21/09 – Quarta-Feira – 19h – auditório da Faculdade de Letras
Cursos: Inglês II, Espanhol III, Francês I, Francês II, Latim II e Português como Língua de Acolhimento I

Dia 22/09 – Quinta-feira – 19h – sala 1020 da Faculdade de Letras
Curso: Português como Língua de Acolhimento II

Dia 24/09 – Sábado – 8h – Faculdade de Direito
Curso: Espanhol I A – sala 5107
Curso: Espanhol I B – sala 5105

Para outras informações sobre o Boa Vizinhança Línguas, acesso o edital do programa.

Proex: (32) 2102-3959